Por favor, preencha a atmosfera com a vibração sublime dos Santos Nomes:
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

São Bartolomeu e Tranca-Ruas

No dia 24 de agosto é comemorado o dia de São Bartolomeu Apóstolo. Muitas lendas surgiram associando São Bartolomeu com a libertação do demônio que ele prende, justamente neste dia. Muitas rezas e superstições permanecem até os dias de hoje. Uma das explicações está contida nos apócrifos de Bartolomeu, onde Jesus lhe concede o poder de subjugar o líder das forças abismais, e lhe questionar o quisesse saber.
Outra das muitas versões estaria na tragédia da Noite de São Bartolomeu, quando ocorreu grande batalha entre católicos e protestantes, incitados pelos poderosos. Quem quiser saber alguns pormenores assista o filme Rainha Margot, que expõe as disputas pelo poder. Muitas das ilustrações feitas mostram cadáveres em todas as ruas, empilhados.
Em outros tempos, em terreiros Umbandistas, eram realizados trabalhos para fechamento de corpo, sob o comando do Exu Tranca Ruas. Servia-se banquete com todas oferendas de grande Exu de Lei, para receber sua proteção em todos os caminhos da vida, fechando os caminhos piores e fortalecendo o encontro dos melhores.
Presenciei conflitos de interpretação, e condutas divergentes. Uns saudavam Oxumaré, o senhor do arco-íris, e negavam os rituais de fechamento de corpo naquele dia.
Mas essas contendas foram se dissipando com o passar do tempo, atualmente poucos terreiros, tendas ou templos, saúdam Oxumaré. E somente em alguns estados no Brasil, ainda se faz fechamento de corpo. Mas o dia de Seu Tranca Ruas é lembrado por minorias.
Salve São Bartolomeu !
Salve Oxumare´! Arroboboie!
Salve Tranca-Ruas! Laroiê Exu !

Nenhum comentário:

Postar um comentário