Por favor, preencha a atmosfera com a vibração sublime dos Santos Nomes:
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

BATIZADO NA UMBANDA

O QUE É O BATISMO

O Batismo é um rito de passagem, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos, religiosos ou não, especialmente no catolicismo.

SIGNIFICADO

Segundo o Aurélio, batismo vem do grego, baptismós, que significa mergulhar. Em latim, baptismu. É um sacramento religioso onde através da imersão, da ablução ou simplesmente da aspersão de água significa um renascer espiritual, com purificação de todas as culpas e pecados.

ORIGEM

A origem deste sacramento é tão antiga quanto a humanidade. Cada povo de uma forma ou de outra, sempre teve seu ritual iniciático.

Todos conhecemos a passagem do batismo de Jesus por João Batista. Ali o batismo foi feito por imersão.

As Igrejas Evangélicas e Protestantes praticam até hoje esta forma de batismo. Já na Igreja Católica, a forma comumente usada é de aspersão.

O BATISMO NA UMBANDA

Como em tantas outras religiões, também a Umbanda possui este ritual de iniciação.

Sendo uma religião cristã, a Umbanda usa o sacramento do batismo não apenas como iniciação do adepto, mas também como sacramento consagrando os filhos dos adeptos, como forma de protegê-los contra o mal e contra a negatividade.

Nesta religião, tanto é usada a forma de aspersão (normalmente quando é realizado dentro dos terreiros) como também de imersão (nos rituais de cachoeira).

Como na Igreja Católica, os neófitos indicam padrinhos para orientá-los no caminho da espiritualidade, só que diferentemente daquela, na Umbanda, tais padrinhos podem ser guias ou orixás, os quais serão devidamente representados por seus médiuns na hora da consagração.

LOCAIS PARA A PRÁTICA DO BATISMO

O ritual pode ser praticado dentro do próprio terreiro como também na cachoeira, local de maior vibração de Mãe Oxum, mãe e protetora de todos os filhos de Umbanda e senhora das águas doces.

Em alguns terreiros, por orientação do chefe da casa, o batismo pode também ocorrer na praia, sendo então os filhos consagrados a Iemanjá.

FUNDAMENTO DO BATISMO

Independentemente da religião, é importante entendermos que o ritual fundamenta-se na limpeza áurica e na ativação dos chackras.

A água tem o simbolismo da limpeza, da purificação, jogada ou aspergida normalmente na cabeça, na altura do chackra coronário, simboliza a limpeza deste chackra e sua ativação, promovendo uma unificação com as forças espirituais superiores (lembrem-se que nas Igrejas Católica e Evangélica fala-se em batismo pelo Espírito Santo). Na Umbanda, além de ativarmos a ligação do chackra coronário com a força de Oxalá (Jesus), normalmente consagramos ainda a cabeça a Oxum, promovendo então, não só a limpeza espiritual como o fortalecimento e o equilíbrio das energias cósmicas com a energia terrena.

Além da lavagem, faz parte ainda do ritual a entrega de uma guia feita de contas (para os adultos e iniciados) ou de fitas nas cores azul e branca, como elemento de ligação e de proteção.

Há ainda o cruzamento de pemba, onde os chackras ligados à espiritualidade são cruzados, simbolizando o fechamento destes às forças negativas, ativando-os tão somente para a entrada de energias positivas e benéficas.

Como em todos os rituais de Umbanda, a cerimônia é permeada por pontos de louvação específicos para o ritual.

No mais, cada chefe de terreiro dará suas instruções para o ritual, pois que este depende ainda da linha e da falange que comanda a casa umbandista e sua forma de trabalho.

5 comentários:

  1. Oi

    Meu batismo na umbanda vai ser na semana que vem... adorei o seu texto.

    Semana que vem eu conto como foi, auhauhuahuaha.

    Olorum modupé!

    ResponderExcluir
  2. Hoje eu me batismo na Umbanda. Por 14 anos soube de minha mediunidade e nunca havia encontrado lugar para desenvolve-la. Sempre fui católica praticante, tendo até o sacramento do Crisma.
    Hoje sei que todos os caminhos levam a Deus.

    Seu texto me ajudou bastante a aceitar que eu não deixarei para trás o que já vivi no catolicismo, mas só vou acrescentar uma energia ainda mais positiva.

    por favor, prestigie meu blog no www.adnaturan.blogspot.com

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. oi amigo muito bom seu texto gostei muito
    tambem sou de santo mas fiz no candomblé nasção de kêto mas gosto tambem da unbanda
    gostária de ter mas contato com vç e conhecer um pouco mas sobri a unbanda isso seria pociveu
    aguardo resposta um abraço e motumbá.
    orlandodeassis@........

    ResponderExcluir
  4. ola eu mim chamo patricia e eu participo so em giras mas nao sou batizada e eu sint q preciso começar aa trabalhar desde pequena eu vejo coisas e premoniçoes

    ResponderExcluir
  5. Olá Felipe Argüello, estava numa ansiedade e vindo aqui me ajudou muito.
    Vou me batizar neste sábado 11-02-12, mais por gosto de meu marido que voltou a frequentar a religião. Ele diz que só me acrescentará, pois eu achava que não era necessário.
    Lendo o parágrafo:
    "Sendo uma religião cristã, a Umbanda usa o sacramento do batismo não apenas como iniciação do adepto, mas também como sacramento consagrando os filhos dos adeptos, como forma de protegê-los contra o mal e contra a negatividade."
    Me fez muito bem.
    Obrigada
    Ângela Câmara

    ResponderExcluir