Por favor, preencha a atmosfera com a vibração sublime dos Santos Nomes:
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A Grande Mudança de 2007

O Despertar dos Anjos Humanos para a Luz e Alegria do Processo Criativo
As Energias para Novembro de 2007
Arcanjo Miguel através de Celia Fenn


Queridos Trabalhadores da Luz, à medida que entram no mês de Novembro de 2007 sentirão as poderosas energias que estão movendo a Consciência Coletiva Global para um novo nível. Nesta época Júpiter e Plutão estão situados em linha reta no Centro Galáctico em relação a Terra. Em sua “dança” com o Grande Sol Central, eles estão mostrando como vocês em seu próprio ser estão no processo de despertar à Luz Radiante que emana do centro celestial e flui para dentro do Planeta como um grandioso borbulhante Rio de Vida e Criatividade, produzindo Abundancia e Amor. No mês de Outubro vocês começaram a mudança através do que chamamos a “Entrada Diamante” para a luz de um novo amanhecer para seu Planeta. No Portal Estelar do 11:11 deste ano, no dia 11 de Novembro, esta Radiação Diamante se intensificará enquanto se movem em direção a um alinhamento critico no inicio de Dezembro, quando Júpiter e Plutão estarão exatamente em conjunção com o Grande Sol Central. É o Poder e a Energia que mudarão a Consciência Planetária complementando este limiar de Luz Diamante e em direção ao Novo Começo do 1:1:1 em 1° de Janeiro de 2008.
Esta é sem duvida uma virada para sua Amada Terra. É para isso que trabalharam. Há muitos de vocês que entraram em um estado de Luz e Alegria que é a “assinatura” da Consciência Mais Elevada. Vocês escolheram a Luz e compartilhar sua Luz com Outros. Vocês são realmente a “Luz do Mundo” neste momento.
Queridos Trabalhadores da Luz, sabemos o quanto trabalharam com empenho e esforçaram-se para liberar velhas energias e curar velhos padrões de distorção em suas vidas. Sabemos quanta força e coragem e perseverança e determinação foram tomadas para de forma constante fazer a escolha para o Amor Incondicional, Paz e Alegria. Mas, um numero suficiente de vocês fez esta escolha, e assim estão ajudando em elevar a freqüência do Coletivo Planetário, permitindo que mais pessoas na Terra façam esta escolha também.
Queridos, enquanto esta ponderosa radiação emana para dentro do Planeta, vocês sentirão a intensidade. Pedimos que sintam isso como Paixão, Alegria e Vida mesmo, pois é o que isto é. É a Essência Criativa da Divina Fonte pulsando do Grande Coração que é o Grande Sol Central. Está criando uma harmoniosa ressonância e pulsação em seu próprio coração. Quanto mais permitirem a paixão fluir, mais Alegria e Leveza sentirão. Se resistirem a um alinhamento com a pulsação Cósmica e se segurarem em velhos padrões, vocês se sentirão desorientados e exaustos e “fora de sincronia” com si mesmos. É muito mais fácil fazer a escolha de permitir a si mesmo a se alinhar com a Pulsação de Luz e Amor, e de ser abraçado em sua ternura e proteção. É o Grandioso Presente da Fonte para nosso Planeta nesta época. Vocês estão se tornando um Povo de Coração e seu coração bate com o Coração do Grande Sol Central e em ressonância com a pulsação Cósmica da Grandiosa Fonte. Existe um grande poder neste alinhamento e você sente como este poder esta mudando e transformando a absoluta essência de Quem Você É.
E assim dizemos, queridos, que o “segredo” é abrirem seus Corações para o Amor Incondicional e Alegria. Permitam que esta energia flua através de vocês e seja expressa através de vocês, pois esta é a Vontade Divina e a Energia da Criação. Ela é Verdade, e temos dito que tudo mais é ilusão. Quando permitem que esta Luz entre dentro de seu Coração aberto, então vocês se tornam Luz e vêem a Luz. Enxergam Luz e Compaixão e Suporte e Abundantes Bênçãos em tudo em volta de vocês, e se tornam uma fonte de tais bênçãos para todos em volta de vocês.
Mas, saibam que não podem manter esta Luz a não ser que seu Coração esteja totalmente Aberto e você mesmo esteja recebendo abertamente as abundantes benções da Fonte em sua Vida. E não podem manter esta Luz a não ser que estejam sentindo a Gratidão para com a Fonte pela sua vida que diz: “ Está Bom! Obrigado.” Quando puderem ver a Luz em toda Criação, então a Luz interior arderá brilhantemente, e serão verdadeiramente um Anjo Humano.
Meus queridos, vocês precisarão desta Luz e deste Brilho, deste poder Criativo enquanto começam o trabalho de transformação Planetária neste Novo Ano. Pois de fato, vemos que muitos de vocês se sentirão chamados para começar a fazer a diferença dentro de suas próprias Comunidades – porque é onde vocês são mais necessários.
Falamos antes a vocês das “Comunidades de Luz” e falaremos de novo desta idéia. Muitos de vocês assumiram que o que se pretendia era apenas a conexão com sua Família de Alma e com aqueles iguais a você. E inicialmente isto era verdade. Dizemos agora que é hora de criar Comunidades de Luz em qualquer lugar que estiverem. É hora de trazer sua Luz para Todas as Pessoas. É hora de fazer Escolhas que revelem a Luz que Você São nesta Terra.
Pois o Planeta será transformado pelo trabalho e pelas escolhas dos Anjos Humanos que vocês são, apoiados pelas Crianças Índigo e Cristal. É por isso que escolheram deixar suas Famílias Estelares e fazer a jornada a este Planeta chamado “Terra”, de forma que pudessem ajudar a criar esta ”NovaTerra”, o planeta que se elevaria quando todos os humanos se recordassem de sua Essência Divina e de seu Poder Criativo, e parassem de temer a escuridão e destruição, ou de criar estas coisas através deste medo. Pois quando focalizam a energia, é isto o que criam.
Meus queridos, não podemos dizer a vocês que Alegria há nos reinos Angelicós quando cada um de Vocês desperta para a Luz e Poder no centro de seu Coração Criativo e o Amor e Suporte que flui para vocês e que podem compartilhar uns com os outros. Não podemos dizer o quanto vemos grupos de vocês abrindo seus corações para a compaixão e para o compartilhamento de sua Luz com outros. Podemos apenas dizer que esta é uma força poderosa para a Criação Positiva no Planeta. Quanto mais se unem para compartilhar alegria e criatividade mais ajudarão a criar Esta nova Terra que esta nascendo.
Assim, neste mês de Novembro pedimos que mantenham esta Luz no centro de seu Coração; que sejam Fortes e que aceitem seu próprio poder para serem uma Força de Transformação Positiva para o Planeta, pois este é o motivo pelo qual estão aqui. Pedimos que continuem a perdoar e perdoar uma vez mais. Liberem aqueles que os ofendem, porque todos estão esforçando-se com esta intensa nova energia. De preferência procurem manter as pessoas no Amor de seu Coração e ser um lugar de descanso para elas, mas não tenham nenhum medo de falar a sua verdade com amor. Pois a coragem de dizer a sua verdade e ainda manter a energia de Amor é outra “assinatura” das Freqüências Superiores do Amor Incondicional. Se disserem sua verdade, permanecerão claros e não acumularão raiva, somente Amor.
E, meus queridos, pedimos finalmente que estejam completamente “presentes” com cada um a partir do coração. Falem de coração, digam o que sentem no Agora. Olhem dentro dos olhos daqueles com que conversam, sintam o coração e a energia de alma deles. Sintam os outros com o Coração em vez de sua Mente, e aceitem o Amor que sempre esta lá em Abundancia. Estejam “presentes” em sua própria vida - prestem atenção aos ricos e delicados detalhes de cada experiência que vocês criam, e sentirão as bênçãos da Divina Abundancia. Porque, este é o propósito da existência material neste planeta chamado “Terra”.
As Energias para Novembro de 2007
A primeira data significante em Novembro é a Lua Nova em 9 de Novembro. Esta Lua Nova estará em Escorpião, um signo da Água. Escorpião guarda todo o mistério dos elementos da água, o poder psíquico e o devaneio. Neste período é bom sonhar e plantar sementes em seu próprio jardim interior. Queridos, que sementes plantarão?
Quais são seus sonhos e desejos para a Nova Terra?
Depois, em 11 de Novembro vocês experienciarão o portal estelar anual do 11:11, quando a Terra se alinha com as freqüências Angélicas do 11:11 que permite que a elevada Luz e Radiação e a elevada Iluminação ajudem o Grande Despertar no Planeta. Este é um tempo ideal, meus queridos, para rituais e cerimônias que direcionarão a Luz para propósitos positivos em sua Vida.
Finalmente em 24 de Novembro a Lua Cheia estará em Gêmeos, com o Sol em Sagitário. Como já mencionamos há um poderoso alinhamento no inicio de Dezembro e esta Lua Cheia ajudará a introduzir a energia para este alinhamento. A combinação do Ar e o Fogo de Gêmeos e Sagitário criam ainda uma poderosa energia Elemental. A energia do Sagrado Coração e da Chama Gêmea serão vigorosamente ativadas no interior de vocês neste período. Este é um tempo Jubiloso de Celebração nesta Nova Terra.
Desejamos a vocês Luz e Risos e Alegria no mês de Novembro.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

UTILIDADES DO SAL

SALA DE ESTAR CARPETES - As cores podem ser restauradas com o auxílio de um pano umedecido em uma solução, meio a meio, de sal e água. Quando usar novos tapetes de lã, lembre-se de que as traças não gostam de sal. O segredo é esfregar o chão com uma solução concentrada de sal e água quente antes de assentar o carpete.

LAREIRAS - Outro segredo do sal, que possibilita às lareiras um funcionamento melhor e mais seguro: jogue um punhado de sal no chamuscar do fogo. Aprecie as bonitas labaredas amarelas enquanto o sal remove a fuligem acumulada e ajuda a evitar incêndios perigosos na chaminé. É um segredo que vale por dois!

PAREDES - Ficou algum buraco feio na parede de onde você tirou um quadro?
Não se desespere, fazendo você mesmo a restauração. Misture quantidades iguais de sal e amido com água suficiente para fazer um pasta. Os buracos poderão ser facilmente restaurados com esta pasta, e ninguém descobrirá o seu segredo.

PEIXINHOS DOURADOS - Ocasionalmente dissolva uma colher de chá de sal em um litro de água fresca, à temperatura ambiente e coloque seus peixinhos dourados para nadar nesta solução por uns quinze minutos, devolvendo-os após essa operação, para o seu próprio aquário. Isto os manterá saudáveis.

SALA DE JANTAR MANCHAS NA MESA - Não é novidade que pratos e copos quentes, ou molhados, deixam manchas brancas nas mesas. Aqui está um segredo para removê-las: faça uma pasta rala de óleo de salada e sal em proporções mais ou menos iguais. Esfregue a pasta sobre a mancha e deixe em repouso por uma ou duas horas. Em seguida remova a pasta, esfregando-a até sair. As manchas desaparecerão.

COMIDA NO CARPETE DA SALA DE JANTAR - Manchas de gordura nos carpetes podem ser removidas com uma solução de uma parte de sal para quatro partes de álcool. Esfregue sobre a mancha firmemente até esta desaparecer.

FLORES E VASOS - Aquele buquê preferido se conservará por mais tempo se você adicionar um pouco de sal à água da jarra ou do vaso. Um vaso fundo pode ser lavado despejando-se nele uma solução de sal e vinagre. Deixe-o em repouso com esta solução por algum tempo e depois dê uma sacudidela enxaguando-o com água pura. Flores artificiais podem ser arrumadas artisticamente colocando-as em um leito de sal umedecido. À medida que o
sal seca, ele se solidificará, firmando as flores em definitivo no lugar.

COZINHA QUEIJOS - Mofos (fungos) se desenvolvem nos queijos, mesmo naqueles que não desejaríamos ver mofados. Para evitar o mofo, antes de colocar o queijo na geladeira, enrole-o em um pano umedecido em água
salgada.

ÁGUA FERVENTE - não vamos ensinar como ferver água. Mas o sal é condutor de calor. Assim, para esquentar mais rapidamente a comida, ponha-a num prato sobre uma panela com água, com um pouco de sal, e aqueça-a.

PROTEÇÃO CONTRA FORMIGAS - Não deixe as formigas fazerem um piquenique em sua casa. O sal as manterá afastadas do chão da cozinha e do balcão da pia. O segredo é borrifar sal ao longo dos rodapés, nos cantos dos cômodos e nos balcões dos armários.

GELADEIRAS - Sal e solução de bicarbonato de sódio limpam e perfumam o interior de sua geladeira, com a vantagem de não arranhar o esmalte como o fazem alguns produtos mais fortes de limpeza.

PRATOS DE OVOS - O sal torna melhor o sabor dos ovos e facilita, também, a limpeza da louça suja de ovo. Imediatamente após o café da manha, borrife sal nos pratos para então lavá-los quando você tiver tempo.

PANELAS ENGORDURADAS - Panelas de ferro engorduradas poderão ser facilmente lavadas se você puser um pouco de sal nelas e esfregá-las com um papel.
sfregada rápida com sal de mesa removerá as mais resistentes manchas de chá em suas xícaras.
LIMPADOR DE FORNO - Você confiaria no sal e na canela? Não como um presente ao paladar, mas como um excelente restaurador do forno? Pois bem, o sal e a canela eliminam o cheiro de comida queimada. Borrife-os enquanto estiver quente. Quando seco, remova as manchas de sal com uma escova dura ou pano.

COMIDA QUEIMANDO? - Jogue sal rapidamente sobre a comida ou sobre a gordura quando estiverem incendiando. Nunca use água. O sal extinguirá as chamas.

AROMATIZANTES" SALGADOS - Acredite se quiser, o sal pode perfumar as garrafas térmicas, moringas ou outros recipientes fechados. Vegetais de aroma forte serão suavizados se forem colocados por 2 ou 3 minutos em água fervente (depois lave-os por 2 ou 3 minutos em águas fervente (depois lave-os e cozinhe-os com o tempero de sua preferência).
As aves domésticas ficam mais saborosas se esfregadas com sal, por dentro e por fora, antes de serem colocadas para assar.
Retire o amargo das cafeteiras enchendo-as com água e adicionando 4 colheres de sopa de sal. Depois enxagúe em água corrente.
Perfume o hálito, após comer cebolas, mordendo uma ou duas fatias de limão bem salgado.
O cheiro desagradável de cebola, e eventuais manchas de frutas e legumes nas mãos, poderão ser retirados com sal.

SAL PARA GOURMETS - Revigore as saladas borrifando sal antes de servi-las.
Se você colocou sal demais na sopa, recupere-a, colocando fatias de 1 ou 2 batatas para absorver o excesso (depois é só retirar as batatas e usá-las para outra finalidade).
Esfregue a grelha com um pequeno saco de pano cheio de sal para evitar que fique grudando e queimando. Use o mesmo artifício quando fritar peixe, borrifando antes a grelha com um pouco de sal.

LIMPANDO TUDO EM VOLTA - Para tirar o cheiro e evitar que o cano da pia da cozinha fique entupido pela gordura, use uma salmoura concentrada.

Esfregue as tábuas de pão e de cortar, não pintadas, com um pano embebido em sal, depois de terem sido lavadas com sabão e água; elas parecerão mais novas.

As vassouras novas se conservam mais, se mergulhadas em água salgada quente. E você pode dar vida nova às esponjas, colocando-as em água fria salgada, após serem usadas.

BANHEIRO TRATAMENTO DE BELEZA - Muitas pessoas famosas usam sal com óleo de oliva, como estimulante facial. Misturados em forma de pasta, a fricção do sal e a lubrificação do óleo dão um novo tom à pele cansada, ou bronzeada em excesso.

BANHOS DE SAL - Para ajudar a relaxar a tensão, massageie a pele úmida com sal antes do banho. É claro, pés cansados sempre respondem bem a um banho quente de água e sal.Tbem pra limpeza..no sentido mágico o sal é excelente nos banhos.

TRATAMENTO COM SAL - Um gargarejo com água e sal muitas vezes alivia irritações da garganta e da boca. E os seu dentista, provavelmente, irá lhe ensinar a usar partes iguais de sal e bicarbonato de sódio para limpar os dentes e conservar suas gengivas saudáveis. A mesma mistura perfuma o hálito também.
Imite a natureza fabricando lágrimas: 1/2 colher de chá de sal em 1/2 litro de água é um bom colírio, que alivia tensões e descansa os olhos.

LAVANDERIA ELIMINADOR DE ESPUMA - É desagradável quando a máquina de lavar derrama espuma; então, mantenha o saleiro à mãos e borrife sal quando a espuma ameaçar transbordar.

REALÇANTE DE CORES - Antigamente, era comum as donas-de-casa lavarem chita com água e sal para fixar a cor. Hoje as cores dos tecidos já vêm fixadas, podendo os mesmos irem para a máquina de lavar sem problemas. Entretanto, o sal torna mais clara as cortinas laváveis e os tapetes de fibra.

OUTROS AUXÍLIOS PARA A LAVAGEM DE ROUPAS - Retire as manchas de suor das roupas, colocando-as de molho em água com sal antes de lavá-las (4 colheres de sopa em "1 litro" de água). Clareie os tecidos de algodão ou linho amarelecido, fervendo-os por 1 hora em solução de sal e bicarbonato de sódio.
Outro segredo: em climas muitos frios, as roupas não irão congelar no varal, se você acrescentar um pouco de sal na última enxaguada.
Tire as manchas de roupas (inclusive as manchas de sangue), colocando-as de molho em água fria com sal; lave com água morna, depois coloque-as em água com sabão e ferva após a lavagem.
Precaução: Proceda assim somente com tecidos de algodão, linho ou outros que possam receber calor alto.

MÁGICA-MOFO - Quando as roupas ou os artigos de casa mofarem, molhe os locais manchados com uma mistura de suco de limão e sal, e depois estenda-os ao sol, no varal, para um descoramento natural. Complete o tratamento com uma lavagem completa e secagem

QUINTAL CUIDADOS COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO - As pulgas gostam tão pouco de sal quanto os animais de estimação gostam das pulgas. Para afugentá-las, experimente borrifar sal no seu cão ou gato. De vez em quando uma boa borrifada na casa do cachorro ajuda a afastar as pulgas.

LIMPEZA DE BRONZE - Maçanetas e outras peças de bronze adquirem novo brilho quando esfregadas com uma pasta de sal, obtida misturando-se partes iguais de sal, farinha de trigo e vinagre. Deixe por 1 hora ou mais e depois limpe com um pano macio ou uma escova para dar o polimento final.

Para peças de cobre, proceda da mesma maneira.

PÁRA-BRISA DE CARROS - Esfregue um pouco de sal umedecido na parte externa do pára-brisa de seu carro para evitar aderência do gelo, da neve ou geada.

PASSAGENS E CAMINHOS - No inverno, espalhe sal nas passagens e caminhos, para evitar o endurecimento do gelo e da neve. Para derreter o gelo e a neve, espalhe sal na calçada, na base de 270 gramas por metro quadrado.
"Zombe" de seus vizinhos espalhando sal assim que a neve começar a cair; ao amanhecer, sua calçada será a única limpa nas redondezas (isto se não nevar mais do que "7,5 cm" .)
SORO CASEIRO - Para crianças que apresentam sintomas de vômitos e diarréias: adicionar 1 pitada de sal e 1 punhado de açúcar, ou então, 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de café de sal, a 1 litro de água filtrada fervida. Dar para a criança pequenas doses de 1/2 em 1/2 hora. O soro caseiro deve ter o gosto da lágrima.

REFERÊNCIAS: Indústria de Processos Químicos - R. Norris Shreve - Joseph A. Brink Jr. - Sodium Chloride - The Production and Properties of Salt and Brine - Dale W. Kaufmann - Revista

Ervas da Harmonia

A presença das plantas na casa tem o poder de filtrar as energias e potencializar boas vibrações. As ervas medicinais fazem isso e ainda atuam sobre os órgãos, ajudando a reforçar a vitalidade dos moradores”, explica Máximo Ghirello, fitoterapeuta e consultor de Feng Shui da Escola da Bússola, a técnica chinesa de harmonização que usa os pontos cardeais para traçar os caminhos da energia ch’i.

Ghirello realizou uma pesquisa que reúne os conhecimentos do Feng Shui, da tradicional medicina chinesa e da fitoterapia - estudo das plantas medicinais que atuam na saúde e nas emoções. Por exemplo: se a pessoa quer fortalecer a área dos Relacionamentos, o jardim deve ficar na direção sudoeste, pois para a Escola da Bússola essa direção está associada ao elemento terra, que, por sua vez, na medicina chinesa, está relacionado ao estômago, ao pâncreas e às preocupações. Então, Ghirello selecionou ervas que atuam nesses órgãos: camomila, erva-doce, melissa.

Para fazer um jardim de acordo com o Feng Shui, é preciso primeiro definir qual direção está precisando ser ativada e localizar os pontos cardeais. Com a mão direita voltada para o sol nascente e a esquerda para o poente, a frente para o norte e as costas para o sul, é possível identificar as oito direções correspondentes às oito áreas de interesse da vida: norte, Trabalho; nordeste, Espiritualidade; leste, Família e Saúde; sudeste, Prosperidade; sul, Sucesso; sudoeste, Relacionamentos; oeste, Criatividade; e noroeste, Amigos.

Faça seu canteiro
A direção leste é a mais indicada para ter um jardim com ervas, pois está associada à boa saúde, o que favorece todos os moradores. Você pode plantar ervas em uma caixa de madeira (35 x 50 x 30 cm) ou num canteiro com orifícios bem abertos. Cubra o fundo com pedras. Coloque a mistura de terra, areia, húmus e esterco (1kg e 1/2 de cada material). Plante as mudas. Espere três meses para fazer a primeira colheita, cortando os ramos com uma tesoura - não tire mais de 1/3 da planta.

No jardim
Se tiver uma área fora da casa, verifique a localização dos pontos cardeais no terreno. “A direção leste e a sudeste são favoráveis, pois estão associadas ao elemento madeira, à prosperidade, à saúde e aos relacionamentos”, recomenda o especialista Ghirello. Dentro do espaço delimitado, verifique novamente os pontos cardeais para a nova divisão das oito áreas. Então plante as ervas de acordo com áreas correspondentes (veja informações junto às fotos). O mesmo pode ser feito na frente da casa, pois o jardim acolhe quem chega e filtra as energias de fora. O caminho até a entrada deve ser sinuoso. “Essas curvas facilitam o caminho do ch’i”, afirma Ghirello. Antes de colocar a mão na massa, não esqueça que as ervas medicinais precisam de alguns cuidados para estar sempre viçosas: rega diária, sol direto no mínimo durante quatro horas por dia, proximidade com portas e janelas para permitir que a energia vital entre na casa e pouco vento.

Trabalho:Cavalinha, salsa, babosa e capuchinha fortalecem a área que diz respeito ao bom fluxo da rotina e da carreira. A direção norte é associada ao elemento água e aos órgãos que controlam os líqüidos no organismo, isto é, rins e bexiga. Em desequilíbrio, podem afetar as emoções, causando medo e indecisão

Família e saúde:Dente-de-leão, boldo, carqueja e artemísia entram na área da Família, que trata da união familiar e da saúde dos moradores. A direção é leste e o elemento madeira, relacionado ao fígado, que tem forte influência nos estados emocionais. Quando em desequilíbrio, provoca mau humor, irritação e raiva constantes.

Espiritualidade:Erva-doce, camomila, melissa e coentro devem ser cultivados nessa área, que favorece o autoconhecimento e as descobertas espirituais. Associado à direção nordeste, é regido pelo elemento terra, que atua sobre estômago, baço e pâncreas, que em desequilíbrio podem causar preocupação excessiva e idéias fixas.

Prosperidade:Para ativar o chá da abundância material e espiritual, cultive várias espécies de manjericão na direção sudeste. Essa planta simboliza a fartura, pois cresce rápida e ereta. O elemento madeira rege essa área e o fígado, do qual dependem nossa disposição e nosso bom humor.

Sucesso:Sálvia, passiflora, hamamélis e malva são as ervas relacionadas a essa área e à direção sul. Essas plantas equilibram verborragia, excesso de pensamentos e depressão, comportamentos relacionados ao elemento fogo. A área do Sucesso, que diz respeito a todas as nossas realizações, está ligada ao coração e ao intestino delgado, e essas ervas ajudam a manter a circulação e a digestão bem equilibradas.

Relacionamentos:Capim-limão, louro, erva-doce e alfazema são as ervas mais adequadas à direção sudoeste e à área que trata das relações afetivas. Os órgãos correspondentes são estômago e pâncreas, associados ao elemento terra e ao excesso de preocupações. Evite deixar nessa direção plantas com espinhos, pontas ou com acúmulo de folhas secas.

Criatividade:Alecrim, manjericão-cravo, guaco, hortelã e menta correspondem à direção oeste. O elemento metal, que está ligado a essa área da fertilidade física e mental, é associado ao pulmão e ao intestino grosso. As ervas indicadas atuam contra tristeza, gripes e problemas respiratórios, além de aliviar cólicas e má digestão. E também abrem caminhos para as mudanças.

Amigos:Orégano, manjerona, tomilho e segurelha são as ervas da direção noroeste, que ativam o bom relacionamento com amigos, auxiliares e também viagens. Regida pelo elemento metal, essa área atua nos problemas do pulmão e alivia a mágoa e a depressão. A segurelha é indicada para bronquite e problemas respiratórios. Tomilho para gripes, tosses e resfriados e orégano para má digestão e falta de apetite.

domingo, 4 de novembro de 2007

Deuses Brasileiros

Deidades brasileiras

ALAMOA - duende feminino da Ilha de Fernando de Noronha. Mora no Pico
(elevação rochosa quase inacessível) e vaga pelas suas redondezas,
observando tudo que acontece na ilha. Segundo o mito, às sextas-feiras a
pedra do Pico se fende e ela aparece na forma de uma forte luz ou um
fogo-fátuo. Protetora da vida silvestre, ela aparece para os pescadores
exagerados e os caçadores por esporte na forma de uma mulher linda e nua,
mas quando eles se aproximam, transforma-se em um esqueleto,
enlouquecendo-os.

AMANA-MANHA - Deusa-Mãe da Chuva e protetora das nascentes. Tem a forma
de uma rã e pode-se ouvi-la cantar quando chove. Mora na cabeceira do
Rio Negro.

AMAO - Espírito do Rio Negro. Ensinou os indígenas Camanaos o processo
de fazer beiju, farinha de mandioca, farinha de tapioca e várias outras
coisas.

TXUNÔ - Deusa Caxinauá (Acre) com forma de andorinha. Leva os mortos
para junto de seus antepassados.

ANGOERA - Espírito dos Pampas (RS). Tem a forma de uma língua de fogo e
vagueia pelos pampas protegendo a vida silvestre.

ANHANGA - Deus da Caça no campo; protege os animais terrestres contra
os caçadores que querem abusar da caça, matando desnecessariamente. Pode
assumir formas diversas e, por isso, também tem vários nomes:
Mira-nhanga = espírito de humano; tatu-anhanga = espírito de tatú; suaçu-anhanga
= espírito de veado; tapira-anhanga = espírito de boi. Segundo os mitos
tupis, a visão de um anhanga é prenúncio de alguma desgraça para os
caçadores; no mínimo, um aviso de que estão exagerando e devem sair da
mata.
Também protege as plantas, das quais os animais dependem.
ARAÇI - Deusa-Mãe do dia. Tem a forma de uma cigarra. Também chamada de
Aramanha ou Daridari.

ARU - Filho de Amana-Manha, também tem a forma de um sapo, que vive em
clareiras do mato e em roçados. Em noites de chuva, Aru transforma-se
em um rapaz e, pegando uma canoa, vai buscar sua Mãe na cabeceira do Rio
Negro para visitar as roças e fazer com que elas prosperem.

BIATATÁ - Deusa do Mar, com forma de uma cobra-de-fogo, aparece sobre a
água apenas de noite.

BOITATÁ - Deus das águas doces, na forma de uma cobra-de-fogo. Vive nas
praias de mar e de rio. Protege os campos contra incêndios. Às vezes se
transforma num madeiro grosso em brasa (chamado méuan) para atacar
aqueles que põem fogo nos campos inutilmente.

BOIÚNA - Deus das Matas (AM), com a forma de uma grande cobra preta, de
olhos luminosos. Às vezes assume a forma de um vapor para vagar sobre
as águas dos rios, lagos e igarapés.

CAAMANHA - Deusa-Mãe da Mata. Protetora dos vegetais e animais. Coloca
gravetos envenenados na cama ou rede dos lenhadores para que fiquem
entorpecidos e sejam comidos pelos animais.

CAAPORA - Espírito da Floresta, também chamado de Caipora ou Curupira.
Tem os pés virados para trás para que ninguém possa seguir seu rastro.
Mora em troncos de velhas árvores. Protetor da mata e dos animais. Tem
cabelos arrepiados e verdes, olhos em brasa e, às vezes, cavalga um
caititu (porco-do-mato) agitando um galho de japecanga. Tem o poder de
ressuscitar os animais mortos sem sua permissão, apavorando os caçadores.
Anguns livros:
Ritos de uma Tribo Timbira
Tupã Tenondé
Mitologia Brasileira

Fontes para estudo:

O povo Desana
A origem do mundo segundo os Guarani
Fraternalmente
Anderson