Por favor, preencha a atmosfera com a vibração sublime dos Santos Nomes:
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

sábado, 28 de janeiro de 2012

Senhor Jagannatha



Senhor Jagannatha

A muitos milhares de anos um rei chamado Indradyumna reinava uma província chamada de Malava. O rei era muito piedoso e buscava pela linda forma azulada do Senhor que através dos sábios tanto tinha ouvido falar. Certa noite o Senhor Krishna se aproximou dele num sonho e lhe informou que logo estaria chegando na forma de um tronco. O Senhor Krishna lhe disse que achando esse tronco transcendental Sua forma deveria ser esculpida e adorada de acordo com as escrituras reveladas, como era o costume.
No dia seguinte, Indradyumna de fato achou o tronco boiando num rio sagrado. Mas apesar de todo o esforço ninguém era capaz de esculpir o tronco, pois todas as ferramentas simplesmente quebravam, sem fazer qualquer marca no tronco. Finalmente, Indradyumna teve que chamar Vishvakarma, o grande arquiteto dos semideuses.
Porém, Vishvakarma impôs uma condição ao aceitar o serviço. Disse que sua meditação não poderia ser interrompida, não importasse quanto tempo levaria. E que se alguém entrasse no quarto onde estava esculpindo as Deidades imediatamente ele iria desaparecer sem completar o serviço. Sem alternativa, Indradyumna aceitou.
Mas com o passar do tempo, a sua impaciência ficou intolerável e, encorajado por sua esposa, ele entrou para ver como andava o trabalho. Imediatamente o escultor sumiu, conforme tinha falado. Mas ele deixou para trás três imagens meio acabadas: Jagannatha, Subhadra e Baladeva. Devido ao grande amor e devoção de Indradyumna, o Senhor Krishna voltou a se aproximar dele num sonho e disse que Seu desejo era ser adorado daquela forma, e que ele deveria mandar pintar a forma de Krishna de preto, de Subhadra de Amarelo e de Baladeva de Branco.
O rei Indradyumna apreciou imensamente o resultado, proclamando que de fato o escultor tinha captado a essência do Senhor. Portanto, mesmo aparecendo inacabado, sem pés, mãos, etc., Ele estava espiritualmente completo. Todos os santos e escrituras Vaishnavas atestam esse fato. E assim a forma do Senhor Jagannatha, Subhadra e Baladeva tem sido adorada a muitos milhares de anos. Dizem também que Krishna assumiu essa forma para poder melhor apreciar e captar a linda forma de Srimati Radharani, por isso tem olhos tão grandes.
Todos os anos o Senhor Jagannatha, Subhadra e Baladeva desfilam pelas ruas das principais cidades do mundo, durante o Festival Ratha-yatra, dando Suas bênçãos a todos.

Sri Sri Jagannatha, Baladeva e Subhadra ki jaya!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Os quatro princípios para a humanidade segundo Sri Caitanya Mahaprabhu





Qualquer candidato seriamente interessado em fazer progresso em qualquer forma de disciplina de yoga deve esforçar-se para evitar as seguintes quatro atividades materiais:

1. Consumo de carne, peixe e ovos
(evitar cebola, alho, cenoura e fungos - cogumelos). Estes são os alimentos na qualidade da ignorância e não podem ser oferecidos ao Senhor.

2. Jogos de azar. Eles invariavelmente deixam a pessoa ansiosa e alimenta a inveja, a cobiça e a Ira.

3. O uso de intoxicantes. Drogas, álcool e cigarro, bem como qualquer bebida ou alimento que contenha cafeína. Usar estas substâncias obscurece sem necessidade a mente, que já está obscurecida por toda a espécie de conceitos materiais de vida.

4. Sexo ilícito. Sexo ilícito quer dizer sexo fora do casamento ou sexo no casamento sem o propósito de conceber um filho que será educado para tornar-se consciente de Deus. Os Vedas afirmam que os pais são responsáveis pelas reações kármicas de seus filhos. Em outras palavras, se seu filho incorre em mau karma, você mesmo deve sofrer uma parte deste karma. As crianças devem ser ensinadas a amar a Deus obedecendo as leis de Deus e evitando comportamento pecaminoso.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ignorância, Paixão e Bondade


Ignorância, Paixão e Bondade

“Inércia, indolência e falta de atitude são as influências obscuras do modo da ignorância. Induzindo a pessoa à lamentação, apatia e depressão, a ignorância torna propensa a enganar e criticar os outros, a se intoxicar e consumir alimentos obtidos de forma violenta. Ondas incessantes de desejos caracterizam o modo da paixão, levando aquele que está sob sua influência a esforços exagerados e ansiedades ilimitadas. Na paixão, a pessoa nunca experimenta equilíbrio e sempre oscila entre extremos. Amor e ódio, amigo e inimigo, euforia e frustração. Ela ora saboreia os frutos doces de suas ações, ora sofre suas reações amargas e indesejáveis. Sob a regência do modo da bondade, a pessoa se liberta das reações pecaminosas, refina seus sentidos, se atrai cada vez mais por conhecimento e se torna limpa interna e externamente. Essas condições são propícias à realização espiritual, mas, por outro lado, podem aprisionar a pessoa a uma falsa sensação de felicidade, fazendo com que se esqueça de que a meta da vida é a libertação do cativeiro material.” (Chandramukha Swami)

A ignorância escraviza o homem com seus pensamentos violentos, que tanto o prejudicam quanto ferem o próximo, homens vitoriosos que esmagam o próximo são ignorantes, na verdade não são vencedores, mas são grandes ignorantes.

As paixões desequilibram o homem, ele passa a agir por instinto, não encontra limites, vive em constante mutação e instabilidade. Um homem que vive de paixões sempre estará descontrolado e não consegue medir seus pensamentos e atitudes, vive uma dualidade que lhe traz grandes frustrações.

O homem que vive de bondade busca aprimorar sua alma, está sempre se afastando do mal e a procura de uma felicidade que nem sempre é real, pois pode ser uma verdadeira ilusão, o extremo de uma bondade, ao invés de ser uma bondade pode ter como consequência uma maldade.

O homem pode viver cada momento desses em sua vida, pode passar de um para o outro e também retornar a um modo vivido. Ao longo da vida o homem se transforma, mas a única maneira dele ser livre do mundo material é conhecer a essência divina, sem Deus o homem não consegue viver em paz e harmonia, sempre lhe faltará algo.

Renúncia


Shyan Sundar Das