Por favor, preencha a atmosfera com a vibração sublime dos Santos Nomes:
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sobre o Japa Mala



Este cordão de contas se chama Japa Mala. Ele pode ser feito de diversos materias, contas de cristal, sândalo, rudraksha - o material da conta vai depender de qual divindade voce esta reverenciando, os japa malas de cristal são usados normalmente para reverenciar Budha, os de sândalo Krishna e os de rudraksha Shiva. " São usados na Índia há séculos, para ajudar os devotos hindus e budistas a se concentrarem durante a meditação.

O colar é segurado com uma das mãos e manipulado em círculo – para cada repetição do mantra, toca-se uma conta. Quando os cruzados medievais foram para o Oriente durante as guerras santas, viram fiéis rezando com esses japas malas, gostaram da técnica e levaram a idéia de volta para a Europa na forma do terço.


O japa mala tradicional é formado por 108 contas. Nos círculos mais esotéricos de filósofos orientais, o número 108 é considerado muito auspicioso, um perfeito múltiplo de três, com três dígitos, cuja soma de algarismos dá nove, que, por sua vez, é três vezes três. E o três, é claro, é o número que representa o equilíbrio supremo,(...)"


“De toda forma, todo japa mala tem uma conta extra, especial – a 109ª conta - , que fica pendurada para fora do equilibrado círculo de 108 contas como um pingente. Eu costumava pensar que a 109ª conta era um estepe, como um botão sobressalente de um suéter caro, ou o filho caçula da família real. Aparentemente, porém, ela tem uma razão de ser ainda mais nobre. Durante a prece, quando seus dedos tocam esta conta, você deve fazer uma pausa em sua concentração na meditação para agradecer a seus mestres


GILBERT, Elizabeth. Comer, rezar, amar: a busca de uma mulher por todas as coisas da vida na Itália, na Índia e na Indonésia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário