Por favor, preencha a atmosfera com a vibração sublime dos Santos Nomes:
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

quinta-feira, 28 de maio de 2009

História de Santa Sarah

HISTÓRIA DE SANTA SARAH

De acordo com a mitologia, o Povo Cigano cultua uma deusa indiana associada à figura de Sara chamada Kali, que no idioma sânscrito significa “negra” ou “escura”, portanto seria Sara, a Morena ou Sara, a Negra. 
O mistério de Sara se junta ao das ‘virgens negras’. Ela seria uma serva de origem núbia, que acompanhou as três Marias: Jacobina. Salomé e Madalena na viagem para o exílio, e que junto com José de Arimatéia, teriam fugido transportando o Santo Graal (o Cálice Sagrado). 
A lenda conta que as três Marias choravam muito por desespero no mar revolto, perdidas, quando Sara retira da sua cabeça seu lenço, chama o nome de Cristo (Kristesko) e faz a promessa de que se todos se salvassem Ela dedicaria sua vida a ser escrava de Jesus e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. 
A barca se salva, e aportou com todos salvos na antiga Gália, hoje França, na região de Marselha no porto de Camargue na cidade de Petit-Rhône, que atualmente se chama Saintes-Maries-de-La-Mer. Diz a lenda que posteriormente Sara foi encaminhada a um mosteiro na Bretanha. 
Sara cumpriu sua promessa e acredita-se de que esssa tenha sido a origem das ciganas casadas usarem o lenço até hoje: como símbolo da dedicação ao marido e à sua fidelidade.
Saintes-Maries-de-La-Mer
Neste lugar há uma cripta muito freqüentada por todos os ciganos nos dias 24 e 25 de maio, quando se comemora o Dia de Santa Sara, a Kali. Em agradecimento os homens levam lenços de seda de presente. Todos acendem velas azuis de proteção em homenagem à água do mar que a teria trazido até aqui. Vestem roupas coloridas e dançam em homenagem à chamada Mãe de todos os ciganos, Sara a Kali, que age como protetora dos lares e das famílias resolvendo todos os problemas. 
Evidentemente que em cada lugar que os ciganos estão, desejando agradar ao povo, até por interesse próprio, eles adotam a religião do lugar. No Brasil, é comum que toda casa de ciganos tenha uma Nossa Senhora Aparecida, a Nossa Senhora Preta do Brasil. Mas em outros lugares, eles adotaram: Nossa Senhora da Anunciação; Virgem da Macarena; Santa Sara branca (numa representação de Maria) e muitas outras. 
Infelizmente, o preconceito do povo cigano, mesmo sendo compreensível por terem sofrido tanto, não é bem visto. Eles mesmos se afastam de todos e insistem em manter a língua antiga com seus dialetos, e suas festas e costumes, para que não sejam violadas por aqueles que não são ciganos. 

SALVE CIGANOS DA PAZ! QUE A LUZ ILUMINE TODOS SEUS CAMINHOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário