Por favor, preencha a atmosfera com a vibração sublime dos Santos Nomes:
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Critique e o santo nome o deixará


CRITIQUE E O SANTO NOME O DEIXARÁ

Para conquistar krsna-prema sem falta

Sadhu-sanga, nama-kirtana, bhagavata-sravana
Mathura-vasa, dri-murtira sraddhaya sevana
Sakala-sadhana-srestha ei panca anga
Krsna-prema janmaya ei pancera alpa sanga
(Sri Caitanya-caritamrta, Madhya-lila 22.128-129)

“Devemos estar em Vrindavana sob a orientação de um sadhu, cantar os santos nomes, ouvir o Srimad-Bhagavatam da boca de lótus de um vaisnava rasika e servir à Deidade do Senhor com fé. Srila Rüpa Gosvani promete, logo, não resta dúvida de que, praticando estas cinco atividades, com certeza obteremos krsna-prema.”

Com uma condição

Mas há uma condição – não devemos desrespeitar nem ofender os vaisnava. Este é o nosso dilema. Cantamos hari-nama, moramos no lugar sagrado e ouvimos o Bhagavatam. Só que não ouvimos de fato, e algum de nós só agem como se estivessem seguindo algo. Falamos em público sobre o Bhagavatam e damos instruções aos outros, mas não nos protegemos contra ofensas aos vaisnavas. Em tom sarcástico ou de brincadeira, de alguma forma, acabamos por criticá-los ou desrespeitá-los.
Como o santo nome, que é o próprio Deus, não tolera isto em hipótese alguma, acabamos decepcionando e privados do verdadeiro fruto do cantar. Desta maneira, muitas vidas passam em vão. A qualquer custo, sejam muitíssimo cautelosos, evitando ofender os vaisnavas, pois ofender um vaisnava é ofender o santo nome.
Se vocês virem outro devoto fazendo algo errado, façam vista grossa. Deixem que vaisnavas elevados lhe apontem suas faltas e o corrijam. Vocês não têm como fazê-lo – por isso, cuidem apenas de seu bhajana. Se alguém mais não esta praticando bhajana, por que isso haveria de preocupá-los? Tratem de se comportar, e pronto. Deixamos de examinar nossas próprias faltas, mas queremos nos intrometer nas dos outros. Dia e noite, só falamos disso. É o que esta na moda hoje em dia – se adotarmos esta moda, perderemos a oportunidade de fazer bhajana.
Por favor, entendam isto de uma vez por todas. Em nossas próprias vidas, onde quer que percebamos alguma espécie de queda, algum desastre, alguma displicência com o bhajana ou alguma dificuldade material, saibamos que a causa principal desta coisa é o desrespeito ao guru e aos vaisnavas.
Ajamila era o mais caído dos caídos, mas não desrespeitava os vaisnavas. Era pecaminoso, porém, tão logo teve a companhia dos vaisnavas, deixou de cometer atividades pecaminosas e logrou cantar o santo nome puro. Onde quer que haja algum desrespeito aos vaisnavas, ao guru, aos santos, aos sadhus, às sagradas moradas do Senhor neste mundo ou aos santos nomes, começa o declínio de bhakti.


Harmonia
Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvani Maharaja

Nenhum comentário:

Postar um comentário