Por favor, preencha a atmosfera com a vibração sublime dos Santos Nomes:
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

domingo, 1 de julho de 2012

Ratha-Yatra






O que é o Ratha-Yatra?


“Quando Krishna deixou Vrindavana, o vilarejo onde viveu até a adolescência, as gopis, jovens locais apaixonadas por Ele, sentiram demais a separação. Ao saber que Krishna, também conhecido como Jagannatha, o Senhor do Universo, estava na região de Kuruksetra com Seu irmão Baladeva e Sua Irmã Subhadra, as gopis foram ao seu encontro e tentaram levá-lo de volta a Vrindavana à força, puxando Sua quadriga com as próprias mãos.”

Ratha-Yatra é o famoso Festival de Carros que reproduz alegoricamente esta história. Ele acontece anualmente em Jagannatha Puri, Índia, no segundo dia de lua cheia do mês de Ashada (junho-julho), e é reproduzido em diferentes datas nas principais capitais do mundo.

O Senhor Jagannatha, Baladeva e Subhadra são reconhecidos como manifestações divinas do Senhor Krishna em forma de Deidades (estátuas). Eles são adorados em muitos templos Hare Krishna em todo o mundo e, durante este desfile, estas Deidades são levadas para um passeio nos carros.

No dia do festival, as Deidades são transportadas de uma maneira tradicional e cerimonial, retiradas do templo e colocadas em um carro estilizado. O carro assemelha-se a uma grande carruagem, e é construído pelos devotos do Senhor Krishna especialmente para esta ocasião.

Uma vez acomodadas as Deidades e iniciado o Festival, o carro é puxado com muita festa até o destino da procissão pelos devotos de Krishna, que consideram muito auspicioso puxar a corda que conduz as Deidades, e termina com uma grande distribuição de alimentos lacto-vegetarianos.



Quem é o Senhor Jagannatha?


O Senhor Jagannatha é uma deidade abstrata do Senhor Krishna, a Suprema Verdade Absoluta. Jagat significa "universo" e natha significa "Senhor". Assim, Jagannatha é conhecido como o Senhor do Universo, e desta maneira é adorado ao redor do mundo por seguidores das mais diversas religiões. Diz-se que Ele não tem pálpebras para poder estar sempre olhando pelo bem estar do mundo, que tem olhos tão grandes para poder melhor apreciar e captar a linda forma de Srimati Radharani, sua eterna consorte, e que Seus braços se projetam para frente porque Ele deseja sempre abraçar os Seus devotos.


As formas de Jagannatha, Baladeva e Subhadra estão incompletas porque o Senhor Jagannatha escolheu aparecer desta maneira, de modo a demonstrar que, mesmo quando Ele parece incompleto, Ele ainda assim é a toda, completa e adorável Suprema Verdade Absoluta.

Jay Jagannatha Haribol


Nenhum comentário:

Postar um comentário