Por favor, preencha a atmosfera com a vibração sublime dos Santos Nomes:
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

COMIDAS TRADICIONAIS CIGANAS

PEIXE DE ESCAMA NA BRASA
UM PEIXE GRANDE
VINHO BRANCO SECO
ALHO
PIMENTA DO REINO BRANCA
SALMÃO EM CONSERVA NO ÓLEO
UMA COLHER DE AZEITE DOCE
PEGAR O PEIXE, DIVIDI-LO AO MEIO DE COMPRIDO(DA CABEÇA DO RABO), MARINAR EM VINHO BRANCO SECO, ALHO, PIMENTA DO REINO BRANCA E SALMÃO EM CONSERVA NO ÓLEO, PICADO E ACRESCIDO DE UMA COLHER DE SOPA DE AZEITE DOCE.
PRENDER AS DUAS METADES DESENCONTRADAS (RABO COM A CABEÇA), LEVAR AO FORNO PARA ASSAR REGANDO COM A MARINADA SEM DEIXAR SAPECAR DEMAIS, DEVENDO AS PARTES SEREM EXPOSTAS ALTERNADAMENTE.
SARMALI
PEDAÇOS DE CARNE MACIA DE BOI
PEDAÇOS DE CARNE DE PORCO (COSTELA OU LOMBO)
CARY
PIMENTA DO REINO
CHEIRO VERDE
PÁPRICA
AÇHO
CEBOLA
TOMATE MADURO
SAL A GOSTO
UMA COLHER DE SOPA DE BANHA DE TORRESMO
UM REPOLHO GRANDE
PICAR COM FACÃO AS CARNES E MISTURAR COM O CARY, PIMENTA DO REINO, SAL, SALSA, CEBOLINHA, UMA COLHER DE SOPA DE BANHA DE TORRESMO. COLOQUE EM FOLHAS DE REPOLHO, PREVIAMENTE AQUECIDAS, SEM DEIXAR AMOLECER, FORMANDO EMBRULHOS QUADRADOS. PEGAR UMA PANELA DE ALUMINIO GRANDE, REFOGAR A BANHA COM PEDAÇOS DE TORRESMO, PÁPRICA, TOSTAR O ALHO E A CEBOLA PICADOS, ACRESCENTAR O TOMATE, SALSA E ÁGUA. COLOQUE AS TROUXAS (EMBRULHOS QUADRADOS) EM CAMADAS ACRESCENTANDO ÁGUA ATÉ QUE CUBRA A ULTIMA CAMADA DE TROUXAS. TAMPAR A PANELA E SACUDI-LA DE VEZ EM QUANDOM NÃO DEVENDO JAMAIS MEXER COM A COLHER.
SERVIR COM CARNE NA BRAZA OU ROSBIFE.
ESSAS COMIDAS TAMBÉM PODEM SER SERVIDAS EM DIAS DE TRABALHOS ESPIRITUAIS QUANDO HAJA FESTAS CIGANAS. DEVENDO PERMANECER DURANTE TODO O TRABALHO PRÓXIMO À GIRA, SEMPRE EM CESTAS OU RECIPIENTES DE VIME OU DE ALUMINIO PARA GANHAR O AXÉ NECESSÁRIO E SER SERVIDAS AO FINAL DOS TRABALHOS A QUEM DESEJAR COME-LAS. QUANDO SE TRATAR DE OFERENDA DEVE-SE SEGUIR SEMPRE A ORIENTAÇÃO REFERIDA ANTERIORMENTE, ILUMINANDO-SE O LOCAL DA ENTREGA COM UMA VELA DE COR BRANCA FINA, OU SEJA, COMUM, PODENDO-SE UTILIZAR INCENSO DE JASMIM. QUANDO SE TRATAR DE FESTA CIGANA, PODERÃO SER UTILIZADOS INCENSOS DE MADEIRA, DE JASMIM OU ESPIRITUAL, OUAINDA BENJOIN E SÂNDALO.
texte extraido do livro:
CIGANOS - ROM UM POVO SEM FRONTEIRAS
autor: NELSON PIRES FILHO