Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
sábado, 30 de junho de 2007
CHAVES ENOQUIANAS
A Cor Laranja
" O laranja é a união do amarelo com o vermelho e por suas características pode substituir a cor vermelha sem as suas contra indicações.
Esse é o raio da criatividade. Assim, deve ser usado para pessoas que necessitam concentração e iniciativa. É a cor das idéias inovadoras. Afasta a intolerância e traz compaixão. Afasta o medo e traz alegria e entusiasmo, liberando inibições e limitações. É um ótimo antídoto contra a depressão e solidão.
Restabelece o amor pela vida e os ideais elevados. Ajuda o amadurecimento interior mas, ao mesmo tempo, pode ser usado para estimular a libido. Ajuda em distúrbios no corpo etérico e desintegra imagens criadas por formas pensamento.
Vou relatar a vocês uma experiência interessante que me foi relatada por uma aluna. Tendo tido uma aula sobre o laranja indicou-o para uma pessoa que trabalhava com autistas. Essa pessoa estava pintando uma sala para as crianças. Minha aluna deu idéia de pintar uma faixa laranja na sala, pois aumentando a criatividade poderia ajudar os autista a colocarem, através da arte, um pouco do seu eu para fora. O resultado foi ótimo. As crianças ficaram mais ativas, foi mais fácil lidar com elas e os resultados terapêuticos foram excelentes. Expliquei aos alunos que essa cor pode ser usada como auxiliar na elevação do nível mental em casos de retardamento.
O laranja, no físico, é usado para todos os problemas no sistema reprodutor e urinário. Assim, podemos usar essas cores para problemas nos ovários, no útero, na próstata, na bexiga, na pelve e em todos os líquidos do corpo. Também é usada nos casos de inflamação dos rins e destrói cálculos nos rins e na vesícula. Ajuda em cólicas em geral e tensão muscular. Estimula a fixação de cálcio, corrigindo raquitismo ou fragilidade óssea. Ajuda em casos de reumatismo crônico.
Atenção futuras mamães: usem e abusem do laranja pois ele estimula produção de leite após o parto. Somente cuidado para não usá-lo no quarto de dormir ou na sala de jantar pois ele aumenta o apetite e vocês devem cuidar do peso.
Imagine-se entrando em um pomar onde existem vários tipos de árvores frutíferas. Olhe em volta. Procure uma laranjeira. Vá até ela. Veja que está repleta de laranjas. Olhe as laranjas e respire a vibração dessa cor. Sinta que a cor laranja entra pelas suas narinas e preenche todo o seu corpo indo até a ponta dos seus pés. Expire lentamente. Sente-se com as costas apoiadas na árvore e repita: o raio laranja me enche de alegria e vitalidade, recarrega o meu corpo etérico e me rejuvenesce por completo. Eu libero alegria; sinto-me vivo e bem.
Um exercício interessante para fazerem é o seguinte: sentem-se em um local calmo e tranqüilo e coloquem na sua frente um objeto de cor laranja. Fechem os olhos e visualizem essa cor por alguns instantes. Depois abram os olhos, peguem papel e lápis e escrevam uma visualização com as idéias que vierem à sua mente. Depois, façam o exercício com a visualização que vocês mesmo criaram.
O laranja na decoração:
É muito interessante pintar de laranja um escritório ou um quarto de estudos. Só cuidado com o tom. Ele deve ser claro para não cansar. Além disso, se o quarto usado para estudo ou trabalho for o mesmo de dormir, não pinte as paredes. Use alguns objetos de cor laranja que possam ser retirados à noite para não atrapalhar o sono.
Do mesmo modo que o vermelho, é inadequado ter uma sala de jantar ou uma cozinha laranja pois essa cor também aumenta o apetite.
O laranja nas vestimentas:
Uma pessoa que gosta muito do laranja é normalmente uma pessoa corajosa e destemida. Se você está precisando coragem para enfrentar o dia coloque uma roupa laranja. Não precisa usar todas as peças da mesma cor. Coloque uma blusa, por exemplo. "
A Cor Rosa
Falaremos agora um pouco sobre essa linda cor que nos traz o Amor Universal tão necessário ao planeta nos dias atuais.
Uma pessoa que prefere a cor rosa em determinada época da vida pode ter as características da cor ou estar precisando delas. Essa cor traz amorosidade, simpatia, gentileza, docilidade, amabilidade, altruísmo, aceitação e compaixão. Ajuda a tornar a pessoa mais emotiva e a colocar essa emotividade para fora com carinho e gentileza.
O rosa acalma, relaxa e abre o coração. Traz leveza e suavidade, conforto e aconchego à alma. Ensina a fraternidade entre os seres. Causa sensação de vida nova com coragem para enfrentar os obstáculos. Se você conhece alguém que está sofrendo por causa do coração partido use e abuse do rosa. É uma excelente ajuda.
O uso dessa cor no físico é muito restrito. Ela atua em distúrbios cardíacos e sangüíneos e é purificador do sangue pois é a cor do chakra cardíaco - juntamente com o verde.
O único cuidado deve ser o excesso que pode levar a um comportamento infantilizado. Mas atenção: falamos aqui de muito excesso, tipo o daquelas pessoas que só usam rosa. Na minha experiência profissional nunca vi nenhum caso que tivesse esse efeito.
VISUALIZANDO A COR ROSA:
Imagine-se sentado em uma sala iluminada por luz branca. Você inspira essa luz e sente que ela penetra nos seus pulmões envolvendo todo o seu corpo. Você está bem, tranqüilo, sentindo-se amoroso. Visualize, agora, um jato de luz rosa saindo do seu coração e espalhando-se ao redor da sala, da sua casa, do seu bairro, da sua cidade, do Brasil e finalmente envolvendo todo o planeta. Esse raio envolve toda a Terra e todos os seres que nela habitam. Você sente nosso planeta se tornando amoroso e aumentando a fraternidade entre os seres. Essa luz rosa volta para você enquanto afirma: o raio rosa está circulando por todo o meu corpo, revitalizando minhas células e me preenchendo com o Amor Divino.
O ROSA NA DECORAÇÃO:
Pintar as paredes de sua casa de rosa é muito interessante pois ajuda a trazer ao ambiente e, consequentemente, às pessoas da família harmonia e amor.
Você pode também colocar uma peça de decoração, um quadro ou uma pedra com o mesmo efeito. Já que o ideal de todos é trazer paz à casa não esqueça de sempre procurar um toque rosa.
É muito importante colocar uma pedra rosa (um quartzo, por exemplo) no quarto de um bebê, mesmo que seja um menino. Isso vai ajudar a desenvolver a amorosidade e tornar a criança mais tranqüila, simpática e amável.
O ROSA NAS VESTIMENTAS:
Vamos procurar trazer à nossa vida essa vibração de amor e harmonia. O uso do rosa sugere afetividade. É considerada uma cor feminina e a maioria das mulheres é atraída por ela. Hoje em dia os homens já estão vencendo o preconceito e vestindo também esta cor. Isto é ótimo, pois o rosa pode trazer mais suavidade e gentileza aos representantes do sexo masculino. Além disso, como essa cor atrai as mulheres, os homens que a vestirem podem estar aumentando seu poder de atração."
O Azul
É a cor do chakra laríngeo que se localiza na área da garganta. Este é o nosso centro da comunicação, governando a forma como nos expressamos no mundo e ajudando nossa verbalização. Deve ser muito usado portanto em pessoas que têm dificuldade em se expressar. É uma excelente terapia para quem tem muitos “sapos engolidos”.
Sua glândula correspondente é a tireóide que se situa logo abaixo da garganta, no início da laringe e que regula o metabolismo cuidando do equilíbrio entre o crescimento físico e mental.
O azul atua no aparelho respiratório (bom para o tratamento de laringites, dores de garganta e amidalites), nos pulmões, no canal alimentar, na nuca e no pescoço. Bom para os casos de taquicardia, favorecendo a diminuição da pulsação.
No verão é aconselhável o uso de roupas azuis pois essa cor reduz a transpiração.
O azul é o símbolo da paz, inspiração, devoção e tranqüilidade permitindo uma maior relação com o Eu Superior, pois acalma e tranqüiliza trazendo quietude e paz à mente. Remove idéias obsessivas e padrões comportamentais.
CUIDADOS: excesso de azul pode gerar sentimentos de melancolia; é contra-indicado nos casos de contrações musculares, gota, paralisia, tremores de frio; pode causar também sonolência, trazes sensações depressivas e causar inibição.
As pessoas que preferem o azul são, em geral: tranqüilas, intuitivas, carinhosas, prestativas, gostam de ajudar os outros e têm facilidade para verbalizar suas idéias. Essa cor traz o entendimento, une o corpo mental e o corpo astral, expressa a energia criadora única, traz devoção, compaixão, amor e nos abre para o espiritual e para o novo.
VISUALIZANDO A COR AZUL
Visualize um campo florido. Repare que existem vários canteiros e que um deles é plantado com flores azuis. Veja que todas as flores ainda estão em botão. Comece a andar no meio delas e veja que começam a desabrochar. Sinta sua fragrância que purifica a atmosfera e eleva suas vibrações. Olhe para o céu. Veja como ele está azul, sem nuvens. Respire. Inspire e expire e com a inspiração sinta a vibração da cor azul entrando em você. Afirme: “O raio azul acalma a minha mente e traz a cura para todas as células e órgãos do meu corpo. Sinto-me em paz; a inspiração flui para mim”.
O AZUL NA DECORAÇÃO
O azul é uma cor calmante e relaxante. Assim, é bom usar uma lâmpada azul para dormir quando se tem insônia. Mas, terminado o problema, deve-se usar a lâmpada verde pois o excesso de azul pode causar maior sonolência matinal e até depressão.
Muito interessante também é pintar o quarto de azul pois, diferentemente da luz, a cor das paredes traz benefícios sem os problemas colaterais.
Atenção: essa cor reduz o apetite. Assim, é excelente para uma sala de jantar.
É, também, uma cor muito indicada para a sala de estar, pois produz uma atmosfera aconchegante, envolvente e acolhedora.
O AZUL NAS VESTIMENTAS
Os tons de azul trazem suavidade e tranqüilidade. Portanto, se você está nervoso, esgotado ou intranqüilo vista-se de azul. Esta cor ajuda o restabelecimento físico e emocional.
Somente tenham cuidado com os tons muito escuros que podem levar à depressão. Se você estiver com esta desarmonia evite o azul. "
O Verde
Para os Alquimistas o verde é o começo do grande trabalho de alquimia e transmutação dos metais básicos para o ouro, da alma plúmbea em alma áurea.
Hermes Trimegistus, famoso alquimista, foi o primeiro a elaborar um método de cura através das cores. Ele escreveu a Tábua Verde, dizendo que assim como é em cima também é embaixo.
A cor verde atua no coração no sistema circulatório, na pele, nas mãos, nos pulmões e no tórax. É uma cor que traz amor, altruísmo, aceitação e compaixão.
As pessoas que preferem o verde são, geralmente, ponderadas e comedidas. São criativas e tem facilidade em planejar e idealizar, mas têm dificuldade em executar seus projetos. Não se entusiasmam facilmente com situações ou pessoas novas. São sérias e confiáveis mas também inflexíveis e obstinadas, chegando à teimosia. Não são românticas e têm dificuldade de expressar seus sentimentos.
Aqueles que não gostam da cor verde têm como característica não gostar de ficar no meio termo e não gostar de situações indefinidas.
Essa cor é calmante, relaxante, alivia a tensão. Assim, ajuda nos casos de irritação, insônia e esgotamento, transmitindo uma sensação de paz e bem estar. Sempre que precisamos equilibrar nossos pensamentos, remover nossos medos e compreender melhor a vida e o mundo, podemos usar uma lâmpada verde no ambiente em que estamos.
No aspecto físico o verde auxilia em todos os processo de cura, equilibrando os órgãos. É o antibiótico das cores pois é anti-séptico, bactericida, germicida e desinfetante. Trata doenças do coração, do sangue e do sistema circulatório. Além disso, é importante auxiliar em problemas de baço, pâncreas e fígado. Age sobre o sistema digestivo, mas a atuação é diferente da cor amarela. Enquanto o amarelo age por ser a cor específica do plexo solar, o verde age na decomposição molecular dos alimentos.
Alguns cuidados que devem ser respeitados quando é usada essa cor:
Como acalma, seu uso contínuo pode causar fadiga especialmente nas pessoas que já estão esgotadas. Mas o cuidado mais importante é que não deve ser usado por mulheres grávidas, diretamente sobre o abdome, pois atua sobre a estrutura da célula embrionária.
VISUALIZANDO A COR VERDE:
Visualize-se andando em uma floresta na primavera. Veja o verde das árvores. Sua energia interior aumenta como nas árvores e em toda a natureza. Você sente-se jovem como se a vida estivesse começando: cada dia é um novo dia. Inspire a cor verde lentamente. Inspire e expire. Sinta a cor verde entrando nos seus pulmões e se expandindo para todo o seu corpo.
Afirme: "o raio verde flui através do meu coração, trazendo paz, harmonia e equilíbrio a todo o meu ser. Sinto-me jovem e livre. Minha vida está apenas começando."
O VERDE NA DECORAÇÃO:
O verde na decoração sugere equilíbrio. Essa cor na sala ou quarto suaviza os pensamentos, ajuda a diminuir o stress, trazendo calma e tranqüilidade. Se você quer colocar verde na sua sala não pinte todas as paredes dessa cor, pois pode ficar monótono. É interessante colocar muitas plantas. Já no quarto as plantas não são indicadas. Pinte pelo menos uma parede verde escolhendo sempre tons pastéis. Você pode, também, optar por colocar uma lâmpada verde no seu quarto e dormir diariamente com ela.
O VERDE NAS VESTIMENTAS:
Use roupa verde sempre que necessitar de equilíbrio. Como essa cor evita o desgaste excessivo, use-a quando estiver em grande atividade. O verde é a cor do crescimento, sucesso e sorte; atrai prosperidade. Mas evite usar uma roupa verde quando precisar assumir um posicionamento firme, pois pode ter alguma dificuldade. Mas, de modo geral, essa é uma cor para ser muito usada trazendo calma, equilíbrio e saúde."
O Vermelho
O vermelho estimula a raiva e a agressividade. Sendo assim, cuidado!! Além disso, não deve ser usada em casos de inflamações em geral e neurite ou flebite em particular.
Cuidado ainda com os hipertensos, pessoas com problemas de coração ou taquicardia. O vermelho faz subir a pressão e aumenta os batimentos cardíacos.
Por conta de todas essas restrições é que evito o uso do vermelho. Prefiro o laranja que tem quase as mesmas características sem os mesmos perigos. Levem em conta que essas restrições existem no caso do uso da cromoterapia com lâmpadas, pedras ou água solarizada e não no uso da cor em vestimentas. Mesmo se usada em ambientes os cuidados podem ser bem menores. (...)
Essa cor é vitalizante, estimula a alegria, mantém a pessoa em contato com a realidade física, desperta a sensação de poder e a vontade. Estimula a sexualidade. Afasta a depressão, a tristeza e a melancolia. Elimina os sentimentos de culpa e ajuda na ligação com a terra. Usamos a cor vermelha para problemas na coluna vertebral, nos rins, nas pernas, nos pés, nos ossos, nos dentes, nas unhas, no intestino grosso, reto e ânus. Também é usado nos casos de pressão baixa e hipotermia, pois ajuda a subir a temperatura do corpo. Pode ajudar em casos de impotência sexual. Ela atua diretamente nas glândulas supra-renais, liberando a adrenalina. Combate a anemia.
Visualizando a cor vermelha:
Visualize-se em um jardim. Olhe em volta e veja uma bela plantação de rosas vermelhas. Vá até ela e sente-se. Feche os olhos. Respire a cor vermelha repetindo a afirmação: o raio vermelho está se espalhando pela minha corrente sangüínea, dando-me vida nova e coragem para tudo o que tenho de fazer. Eu sou forte, corajoso(a) e bem sucedido(a), em tudo que faço. Fique alguns minutos no jardim e vá voltando, aos poucos, para o aqui e agora.
O vermelho na decoração:
É uma cor muito quente e portanto cansa logo. Colocar uma parede vermelha em uma sala pode parecer bonito em um primeiro instante mas depois de pouco tempo lhe dará vontade de sair desse lugar. Além disso, cuidado pois poderá estimular a agressividade das pessoas que freqüentam o ambiente ocasionando brigas em casa.
Nunca pinte de vermelho a parede de um quarto a menos que queira se arriscar a sofrer de insônia. (...) Também é inadequado ter uma sala de jantar ou uma cozinha vermelha pois aumentará o apetite de quem estiver nela. Não é à toa que o McDonald's usa o vermelho e o amarelo no seu logotipo.(..
O vermelho nas vestimentas:
Quando se veste uma cor ela somente tem influência se o tecido for de algodão. O sintético não influencia o organismo. Mas o vermelho é indicado quando se está triste ou deprimida. Se você tem pés e mãos frias use luvas e meias vermelhas de algodão.
Quando minha filha estava fazendo vestibular tinha que estudar muito à noite pois além dos trabalhos da escola ainda devia rever toda a matéria para a prova. Para ela esse horário era muito complicado, pois é uma pessoa que tem normalmente muito sono. Começou então a usar meias vermelhas de algodão enquanto estudava e conseguiu ficar acordada..."
sexta-feira, 29 de junho de 2007
O Amarelo
O amarelo é a cor da lógica e da razão apesar de estar ligada ao chakra das emoções. Induz ao raciocínio lógico.
Usamos essa cor diretamente no chakra para problemas no estômago, no fígado, no baço, na vesícula biliar, para artrite, doenças de pele, esgotamento mental, fraturas, tendinite.
O amarelo auxilia na expansão da consciência, traz clareza de pensamentos e idéias, integra pensamento e ação, traz paciência, esperança, flexibilidade e afasta o sentimento de solidão, pois tem a qualidade da alegria irradiante. Assim, ajuda a eliminar a depressão sugerindo alegria, diversão, descontração. Facilita o autocontrole.
Atua muito bem no físico, como laxante, tomando-se água solarizada: um copo antes das refeições. Elimina o acúmulo do óxido de cálcio em casos de artrite e é bom para problemas ósseos em geral.
O amarelo é também muito eficaz em casos de tendinite. (...)
VISUALIZANDO A COR AMARELA:
Visualize-se em um campo. Veja que à sua volta estão plantados girassóis amarelos de um tom claro e brilhante. Passeie pelo meio dos girassóis. Veja como são lindos. Inspire a cor amarela. Sinta como ela entra pelas suas narinas, preenche seus pulmões e envolve todo o seu corpo.
Afirme: O raio amarelo dourado me preenche com a luz do sol; a sabedoria divina e o amor se espalham pelo meu corpo, mente e alma. As idéias fluem para mim; eu me sinto renovado(a).
Visualize-se, agora, como um ser de luz amarela. Quando estiver pronto vá voltando para o aqui e agora.
O AMARELO NA DECORAÇÃO:
Sugere alegria e descontração, já que é a cor do sol e da vida. Assim, é boa para ser usada na sala. Mas não convém abusar dessa cor nesse cômodo pois não proporciona sensação de aconchego. É uma cor muito usada pelas futuras mamães pois serve tanto para menino ou menina. CUIDADO: se usada em quartos de crianças podem levá-las a chorar mais. Alias, não é adequado em nenhum quarto pois pode perturbar o sono.
É ótimo também em um escritório pois estimula a mente e a lógica.
No banheiro é interessante o uso do amarelo, pois, como se associa à luz do sol, ajuda a despertar. A sensação de dia claro ajuda a pessoa a acordar mais rapidamente e sentir-se mais disposta para o dia.
O AMARELO NAS VESTIMENTAS:
As pessoas que preferem o amarelo normalmente são alegres, descontraídas, dinâmicas e comunicativas. São pessoas racionais e intelectualizadas. Se você está precisando dessas características, use roupas da cor amarela que é facilita a expressão e favorece a comunicação. Não é considerada uma cor de envolvimento mais íntimo e não transmite segurança. Mas cuidado para não se tornar muito crítico, pois essa é uma conseqüência da grande atividade mental que o amarelo propicia. "
Imagine o Inimaginável
Essa técnica diz: Suponha que você contempla alguma coisa além da percepção.
Isso é impossível, mas é por isso que vale a pena fazer, porque no próprio esforço algo irá acontecer a você. Não que você se tornará capaz de perceber – se você tentar perceber algo que não pode ser percebido, toda a percepção estará perdida. No próprio esforço, se você tentar ver alguma coisa que você nunca viu, tudo que você já viu irá desaparecer.
Se você persistir no esforço, muitas imagens chegarão até você – você terá que descartá-las, porque você sabe que já viu isso, isso pode ser percebido. Você pode não ter visto isso realmente como é, mas mesmo se você puder imaginá-lo, isso pode ser percebido. Livre-se disso. Continue descartando. Essa técnica diz para persistir com aquilo que não pode ser percebido.
Que irá acontecer? Se você prosseguir descartando, vai ser um esforço árduo, porque muitas imagens irão borbulhar. Sua mente providenciará muitas imagens, muitos sonhos, muitas idéias virão, muitos símbolos. Sua mente agora irá criar combinações, mas continue descartando a menos que alguma coisa aconteça que não possa ser percebido. O que é isso?
Se você continuar descartando, nada acontecerá a você como um objeto ; só a tela da mente estará lá sem nenhuma imagem, sem nenhum símbolo, sem nenhum sonho nela, nenhum cena nela. Nesse momento uma metamorfose acontece. Quando a tela está simplesmente aí sem nenhuma imagem, você se torna cônscio de si mesmo. Você se torna cônscio do percebedor. Quando não houver nada para ser percebido, toda atenção muda. Toda a consciência reflete de volta. Quando você não tem nada para ver, pela primeira vez você fica consciente de seu próprio eu. Você começa a ver a si mesmo.
Copyright © 2006 Osho International Foundation
| |
A influência dos planetas dá-se em todas as formas de vida: as pedras sofrem suas influências, assim como os seres humanos, os animais e as plantas. Como a cozinha trabalha muito com o reino vegetal o conhecimento dessa tabela nos informará o elemento com que estamos trabalhando. Ou seja, se fizermos uma salada verde, já saberemos que teremos como dominante a influência lunar, pois todas as folhas pertencem à lua.
A fase da lua e o signo do zodíaco em que a lua se encontra quando uma erva é plantada são extremamente importantes. A maioria das ervas deve ser plantada durante a lua nova ou na lua crescente e no signo de Câncer, Peixes ou Escorpião. São excessões:
ALHO: plantar durante a lua cheia ou crescente no signo de Escorpião ou Sagitário.
SALSA: plantar durante a lua nova no signo de Peixes, Câncer, Libra ou Escorpião.
SáLVIA: plantar durante a lua cheia no signo de Peixes, Escorpião ou Câncer.
VALERIANA: plantar durante a lua nova ou crescente no signo de Gêmeos ou Virgem.
Regência | Legumes, Ervas, Frutas, Cereais, Verduras |
| Angélica, açafrão, alecrim, canela, cardamomo, cevada, couve, cravo da índia, semente de girassol, laranja, louro, manjerona, palmito, salva, tomilho e trigo. |
| Abóbora, alface, aveia, beldroenga, berinjela, melancia, melão, semente de papoula, pepino e repolho. |
| Acelga, anis, camomila, cenoura, chicória, endívia, ligústica e serralha. |
| Agrião, amêndoa, coentro, couve flor, espinafre, limão, maçã, melissa, rosa e verbena. |
| Absinto, aipo, alcachofra, alho, alho porró, artemísia, aspargo, bardana, cebola, cebolinha, favas, hortelã, manjericão, mostarda, noz moscada, pimentas, rábano, ruibarbo, taioba e urtiga. |
| Ameixa, amora, beterraba, cereja, gergilim, marmelo, morango, rabanete e trigo sarraceno. |
| Arruda, comilho, funcho e salsa. |
É importante lembrar que a mentalização do objetivo a ser alcançado é fundamental na preparação de qualquer receita, feitiço ou encantamento.
Para fazer a colheita, use um punhal ou átame consagrado. Peça permissão e agradeça à Mãe Natureza por poder colhê-las e utilizá-las.
Vida de elefante
Você já observou elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. A estaca é só um pequeno pedaço de madeira.
E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir. Que mistério! Por que o elefante não foge?
Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido preso: naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar.E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele.E o elefantinho tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo.
Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Para que ele consiga quebrar os grilhões é necessário que ocorra algo fora do comum, como um incêndio por exemplo. O medo do fogo faria com que o elefante em desespero quebrasse a corrente e fugisse.
Isso muitas vezes acontece conosco! Vivemos acreditando em um montão de coisas? que não podemos ter? que não podemos ser? que não vamos conseguir..., simplesmente porque, quando éramos crianças e inexperientes, algo não deu certo ou ouvimos tantos nãos que a corrente da estaca ficou gravada na nossa memória com tanta força que perdemos a criatividade e aceitamos o "sempre foi assim..."
Poderia dizer que o fogo para nós seria: a perda de um emprego, ou algum outro problema ou algo que nos fizesse sair da zona de conforto.
A única maneira de tentar de novo é não ter medo de enfrentar as barreiras, colocar muita coragem no coração e não ter receio de arrebentar as correntes!
Não espere que o seu "circo" pegue fogo para começar a se movimentar. Vá em frente!
Bjs com perfume de Bergamota!!!!!