Por favor, preencha a atmosfera com a vibração sublime dos Santos Nomes:
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

sábado, 30 de junho de 2007

O Azul

Por Sílvia Fávero
"... O azul é a cor mais rara na natureza e por causa disso temos a origem dos termos ingleses “true blue” (autêntico) e “sangue azul”.
É a cor do chakra laríngeo que se localiza na área da garganta. Este é o nosso centro da comunicação, governando a forma como nos expressamos no mundo e ajudando nossa verbalização. Deve ser muito usado portanto em pessoas que têm dificuldade em se expressar. É uma excelente terapia para quem tem muitos “sapos engolidos”.
Sua glândula correspondente é a tireóide que se situa logo abaixo da garganta, no início da laringe e que regula o metabolismo cuidando do equilíbrio entre o crescimento físico e mental.
O azul atua no aparelho respiratório (bom para o tratamento de laringites, dores de garganta e amidalites), nos pulmões, no canal alimentar, na nuca e no pescoço. Bom para os casos de taquicardia, favorecendo a diminuição da pulsação.
No verão é aconselhável o uso de roupas azuis pois essa cor reduz a transpiração.
O azul é o símbolo da paz, inspiração, devoção e tranqüilidade permitindo uma maior relação com o Eu Superior, pois acalma e tranqüiliza trazendo quietude e paz à mente. Remove idéias obsessivas e padrões comportamentais.
CUIDADOS:
excesso de azul pode gerar sentimentos de melancolia; é contra-indicado nos casos de contrações musculares, gota, paralisia, tremores de frio; pode causar também sonolência, trazes sensações depressivas e causar inibição.
As pessoas que preferem o azul são, em geral: tranqüilas, intuitivas, carinhosas, prestativas, gostam de ajudar os outros e têm facilidade para verbalizar suas idéias. Essa cor traz o entendimento, une o corpo mental e o corpo astral, expressa a energia criadora única, traz devoção, compaixão, amor e nos abre para o espiritual e para o novo.

VISUALIZANDO A COR AZUL
Visualize um campo florido. Repare que existem vários canteiros e que um deles é plantado com flores azuis. Veja que todas as flores ainda estão em botão. Comece a andar no meio delas e veja que começam a desabrochar. Sinta sua fragrância que purifica a atmosfera e eleva suas vibrações. Olhe para o céu. Veja como ele está azul, sem nuvens. Respire. Inspire e expire e com a inspiração sinta a vibração da cor azul entrando em você. Afirme: “O raio azul acalma a minha mente e traz a cura para todas as células e órgãos do meu corpo. Sinto-me em paz; a inspiração flui para mim”.

O AZUL NA DECORAÇÃO
O azul é uma cor calmante e relaxante. Assim, é bom usar uma lâmpada azul para dormir quando se tem insônia. Mas, terminado o problema, deve-se usar a lâmpada verde pois o excesso de azul pode causar maior sonolência matinal e até depressão.
Muito interessante também é pintar o quarto de azul pois, diferentemente da luz, a cor das paredes traz benefícios sem os problemas colaterais.
Atenção: essa cor reduz o apetite. Assim, é excelente para uma sala de jantar.
É, também, uma cor muito indicada para a sala de estar, pois produz uma atmosfera aconchegante, envolvente e acolhedora.

O AZUL NAS VESTIMENTAS
Os tons de azul trazem suavidade e tranqüilidade. Portanto, se você está nervoso, esgotado ou intranqüilo vista-se de azul. Esta cor ajuda o restabelecimento físico e emocional.
Somente tenham cuidado com os tons muito escuros que podem levar à depressão. Se você estiver com esta desarmonia evite o azul. "