Ervas e suas  Propriedades
Arruda
 Problemas  menstruais, gases abdominais, hemorragias, vermes intestinais, limpeza de  feridas, combate à sarna e piolho e repelente de insetos (pulgas e percevejos).  Analgésica, béquica, emoliente e anti-helmíntica, se usada como emplastro,  combate também a tosse.
Gestantes, lactantes, hemorragias, cólica menstrual e  sensibilidade na pele.
Hemorragias, contração da musculatura do útero e  sangramentos com conseqüente aborto e possível morte da gestante, fica presente  no leite da lactante, foto toxicidez, dores epigástricas, cólicas, vômitos,  contração das pupilas e convulsões.
 
Malva para Feridas  da Boca
Preparar uma infusão com 5 gramas  da erva fresca em 100 ml de água. Fazer gargarejo com o líquido para curar as  feridas bucais. Antibacteriana, a malva é indicada para uso em aftas, gengivite  e boqueira, e em casos de dor de garganta.
Contra-indicaçõ
Boldo para  Estimular o Apetite
Ponha 2 colheres de folhas picadas  de boldo em 1 xícara de álcool de cereais a 70%. Espere cinco dias e coe. Tome 1  colher de café dessa mistura, diluída em um pouco de água, antes das refeições.  Você pode deixar a porção ao sol por alguns minutos para evaporar o excesso de  álcool. A receita não é indicada para crianças.
Boldo para  Estimular o Apetite
Ponha 2 colheres de folhas picadas  de boldo em 1 xícara de álcool de cereais a 70%. Espere cinco dias e coe. Tome 1  colher de café dessa mistura, diluída em um pouco de água, antes das refeições.  Você pode deixar a porção ao sol por alguns minutos para evaporar o excesso de  álcool. A receita não é indicada para crianças.
Carqueja para  Cicatrizar a Pele 
Ponha 3 colheres de sopa de folhas  de carqueja picadas em 200 ml de água fervente. Abafe, espere esfriar e use o  líquido para molhar uma gaze bem limpa. Aplique o tecido sobre o ferimento.  Repita a operação três vezes ao dia. A Carqueja possui poder cicatrizante,  graças a suas moléculas de tanino.
Capim-limão para  Aliviar Dores e Cólicas
Em 1 xícara de chá, ponha 1 colher  de sopa de folhas frescas e acrescente água fervente. Abafe a infusão e deixe  descansar por 15 minutos. Coe e beba em seguida.
Com ação analgésica, o  capim-limão é eficaz no combate à dor. O mirceno, uma das substâncias do seu  óleo essencial, tem efeito analgésico. Outros componentes lhe conferem ação  antiespasmódica, eficiente no combate às cólicas.
*Muita gente confunde o  capim-limão com a erva-cidreira. De fato as duas têm uma substância em comum, o  citral, responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas da  primeira são finas e compridas e as da segunda são gordinhas.
Arnica para  Contusões
Contusões: ponha a tintura da  planta na região atingida. Furúnculos: aplique emplastos.
Tintura de  arnica
 Ingredientes
* 1 parte de arnica fresca * 5  partes de álcool de cereais (encontrado em farmácias) * 5 partes de  água.
Modo de fazer
Picar a planta e misturar com os outros  ingredientes. Deixar descansar por pelo menos 15 dias antes de  usar.
Bardana para  Diabéticos
Ponha 2 colheres de sopa da raiz  picada em 1 xícara de álcool de cereais a 70%, encontrado em farmácia. Deixe  descansar por dez dias. Dissolva em água e tome de dez a 15 gotas duas a três  vezes ao dia. A bardana é boa para diabéticos porque ajuda no aproveitamento do  açúcar. Também auxilia o fígado.
Contra-indicaçõ
Manjericão para Dor de Garganta e  Tosse
Para dor de garganta
Ponha um  punhado de manjericão em 1/2 litro de água fervente. Faça gargarejos várias  vezes ao dia.
Contra tosse
Deixe 15 gramas de folhas e sementes de  manjericão em 1 litro de água fervente durante 20 minutos. Beba 1 xícara, três  vezes ao dia.
Capuchinha para  Expectorar e Acalmar a Tosse
Bata no liquidificador 1 litro de  água fria com 4 colheres de sopa de folhas de capuchinha picadas. Coe e beba em  seguida – ou a vitamina C irá embora. Recomenda-se ingerir 2 copos por dia. O  óleo extraído de suas sementes é expectorante. A capuchinha também é conhecida  por nastúrcio, chaguinha e chaga-de-cristo.
Contra-indicaçõ
Fonte: Revista  Saúde!
Capim-limão  para Ferimentos 
Coloque 5 colheres de sopa de  folhas frescas e acrescente 1 litro de água fervente. Tampe e espere 15 minutos.  Coe e deixe esfriar. Pode ser usado como compressa sobre a região ou ainda  diluído durante o banho de imersão.
*Muita gente confunde o capim-limão com a  erva-cidreira. De fato as duas têm uma substância em comum, o citral,  responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas da primeira  são finas e compridas e as da segunda são gordinhas.
 
 
Sálvia para  Mau Hálito e Afecções da Boca
Ponha 2 colheres de flores de  sálvia bem picadas em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 70% e deixe  descansar por cinco dias. Coe e guarde o líquido em um frasco escuro. Tome 1  colher de chá do preparado diluído em água antes das refeições. Escove os dentes  com a mistura para clarear manchas.
Atenção: O mal hálito pode ser  sintoma de diversas doenças. Consulte um  médico.
Contra-indicaçõ
 
 
AVEIA 
Principio  ativo: Avenina, avenaína, prolamina, amido, gorduras e sais  minerais.
Propriedades: Diurética.
Indicações: Combate a astenia e  hemorróidas.
 
ARTEMÍSIA   
Principio ativo: óleos essenciais  (0,01%) rico em terpenos, artemisinina, artemisina, taninos e resinas. 
Propriedades: Emenagoga, aperitiva, colagoga, vermífuga, analgésica,  anti-espasmódica e anti-convulsivante.
Indicações: É muito conhecida e usada  nos problemas menstruais, em casos de dispepsia, astenia, epilepsia,  .
Toxicologia: Não recomendável a lactantes e gestantes. Não ultrapassar as  doses indicadas.
 
AROEIRA  
 Princípios Ativos: 
Propriedades: Estimulante e diurética. Depurativa e febrífuga  (casca)
Indicações: é antiinflamató
Toxicologia: É espécie altamente tóxica, podendo seu óleo produzir  edema e eritrema em contato com a pele.
ARNICA  
 Princípios Ativos: Lactonas,  esteróides, arnicina, inulina, carotenos, ácidos graxos, resinas e taninos  dentre outros.
Propriedades: Anti-séptica e cardiotônica.
Indicações: É  muito eficiente para uso externo no caso de machucaduras e contusões. também  para resolver problemas de espinhas, acnes e furúnculos antes de vazarem. Não é  bom usar arnica em feridas abertas. É venenosa, por isso só é recomendada para  uso externo.
Toxicologia: Em excesso pode ocasionar eritema e queimação. No  uso interno, náuseas, vômitos, taquicardia e depressão.
 
ANIS-ESTRELADO 
 Principio  ativo: Anetol.
Propriedades: É eupéptico e carminativo (elimina os gases  intestinais)
Indicações: digestões difíceis, fermentação intestinal e  flatulência.
ANGÉLICA 
 Principio  ativo: óleos essenciais, angelicina e ácidos orgânicos.
Propriedades: É uma  planta que fortalece o estômago, é tônica, depurativa e, em casos de febre,  provoca o suor.
Indicações: É útil nos casos de depressão, neurose e  debilidade nervosa. Combate a falta de apetite e a enxaqueca.
Toxicologia:  Possui um elevado teor alcoólico.
AMOR-PERFEITO  
Principio  ativo: Mucilagens, tanino, ácido salicílico, saponinas e vitamina  C.
Propriedades: Diurética, cicatrizante, antiinflamató
Indicações: Usa-se como  cosmético, contra o ressecamento, rugas e estrias. É empregada também em todos  os casos de eczemas.
Toxicologia: -
 
ALTÉIA  
Principio  ativo: Glicídios, pectina e princípios amargos.
Propriedades: Emoliente,  calmante, antiinflamató
Indicações: Suas  folhas e raízes fornecem um chá de propriedades emolientes e calmantes, muito  útil em casos de inflamação. Pode-se fazer emplastos com as folhas e raízes para  debelar inflamações de pele.
ALHO 
Princípios  Ativos: É rico em iodo, flúor, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A, B e C. 
Propriedades: Antibacterianas e anti-fungica. Bacteriostática, bactericidas,  tônico, carminativo, depurativo.
Indicações: (óleo ou infusão) para combater  insônia, hipertensão, tuberculose, resfriados, feridas infecciosas, ácido úrico  arteriosclerose. É antibiótico e antisséptico e contra-indicado para pessoas com  pressão baixa.
Toxicologia: Consumido em demasia pode ocasionar mau hálito,  dor de cabeça, dor de estômago, nos rins, provocar vômitos e até  diarréia.
ALGODOEIRO  
Princípios Ativos: Ácidos graxos  poliinsaturados e mucilagens.
Propriedades: Emoliente, emenagogo e  antiinflamató
Indicações: Combate o catarro brônquico, disenteria,  provoca e ajuda a menstruação e reduz o colesterol. Protege a pele e desinflama  os brônquios.
ALFAZEMA 
 Princípios Ativos: Taninos,  cumarina, princípio amargo, saponinas e óleo volátil (linalol), com o perfume  característico de alfazema.
Propriedades: Sedativa e equilibradora do  sistema nervoso central.
Indicações: O chá das flores é muito usado no  combate à dor de cabeça e nevralgias. É indicada ainda nos casos de insônia,  bronquite crônica, asma brônquica, astenia, vertigens, cólicas, flatulência,  dispepsia, inapetência e nervosismo. O chá de alfazema, alivia problemas  digestivos e de mau hálito.
Toxicologia: Em doses elevadas pode causar  sonolência, nervosismo e até convulsões.
ALFAVACA  
 Princípios Ativos: Rica em óleos  essesnciais (estragol, linalol e alcânfora) e tanino.
Propriedades:  Diurética, cicatrizante, digestiva, hipotensora, inseticida e  anti-biótica.
Indicações: Uso aconselhado em casos de tosse. Combate  contrações musculares bruscas e afecções das vias respiratórias. Como tempero  agrada muito, principalmente a paladares europeus. A alfavaca de cheiro, de  folhas mais largas e grossas, pode ser usada em leite de soja, cremes de coco e  mel> Fornece um sabor semelhante ao da canela.
 
ALCACHOFRA  
Princípios Ativos: Flavonóides,  taninos, potássio, sódio, cálcio, ferro, magnésio, ácidos (salicílico,  fosfórico, caféoico), pectina, inulina, glicosídeos, esteróides e  terpenos.
Propriedades: Diurético, remineralizante, tônico e regulador das  funções hepáticas e biliares.
Indicações: O chá das folhas é tônico,  preventivo e curativo das afecções do fígado. É diurética e combate o  reumatismo, diabete, arteriosclerose, colesterol, hipertensão, tireóide,  afecções de pulmões, doenças de pele e asma.
Toxicologia: É desaconselhável  durante a gravidez e lactação.
 
 
ALFAFA  
Princípios Ativos: Rica em  beta-caroteno, vitaminas C, D, E e K; cálcio, potássio e ferro.
Propriedades:  Analgésico, diurético (frutos) e antiespasmódico.
Indicações: Eacute; uma  das plantas mais usadas pela indústria para a obtenção da vitamina K e  clorofila. É indicada nos casos de anemia e deficiência em vitamina K e cálcio.  Nesses casos, usa-se o chá e o suco das folhas.
Toxicologia: Quando consumida  fresca causa distúrbios tais como inchações e inflamações  internas.
 
ALECRIM  
Princípios Ativos: saponinas,  flavonóides, nicotinamida, colina, pectina, taninos, rosmaricina, vitamina C,  óleo essencial(pineno, canfeno, cineol, borneol, eucaliptol, acetato de  isobornila, valerianato de isobornila, cânfora).
Propriedades: Diurético,  antimicrobiano, cicatrizante, tônico, cardiotônico, anti-reumático, estimulante,  colagogo, digestivo, antiespasmódico, anti-reumático.
Indicações: Combate as  dores musculares. Ativa as funções do pâncreas e é anti-convulsivo.
Pode ser  usado também como inseticida. Para esse fim, mistura-se uma xícara de óleo de  alecrim em dois litros do chá de fumo. Bata no liquidificador e aplique, como se  faz com um inseticida. Como tempero suas folhas utilizadas para temperar carnes  e peixes.
Toxicologia: O uso prolongado pode provocar gastro enterites e  nefrites. É contra-indicado para gestantes e para os que sofrem de distúrbios  prostálticos 
 
AGONIADA 
 Características: Planta que atinge  até 8 m de altura, de raízes compridas, folhas opostas e lanceoladas; suas  flores são brancas e os frutos fusiformes. É também conhecida como arapuê,  jasmim-manga, quina-mole, sucuúba e tapuoca.
Dicas de Cultivo:
Princípios  Ativos: Glicosídeos (agoniadina) plumerina e ácido  plumeritânico.
Propriedades: Febrífuga, balsâmica.
Indicações: Combate  cólicas menstruais, febre, asma brônquica e ansiedade.
ACELGA   
Princípios  Ativos: Proteínas, cálcio, fósforo, ferro, sódio.
Propriedades: Laxante,  emoliente, tônico estomacal, antireumática, estimulante das funções  cerebrais.
Indicações: São usadas contra cálculos da vesícula e suas folhas  como cataplasma em furúnculos e feridas. Quando misturada em partes iguais com o  suco do agrião, combate os cálculos biliares (toma-se 1 copo em  jejum).
 
AÇAFRÃO  
 Princípios Ativos: Princípios  amargos (crocina e picrocina) e 1 óleo essencial.
Propriedades: É digestivo,  aperitivo, carminativo, antiespasmódico e emenagogo.
Indicações: Combate a  tosse causada pela bronquite crônica, ansiedade, insônia.
Toxicologia: Em  doses altas é tóxico, abortivo e produz graves transtornos nervosos e renais.  
 
ABETO   
Princípios Ativos: óleo essencial  (linoneno, alfa-pineno)
Propriedades: Revulsiva, balsâmicas, expectorantes, analgésica e  anti-sépticas, especialmente das vias respiratórias.
Ingestão  de doses excessivas de terenbintina pode produzir irritação do sistema nervoso,  sobretudo em crianças. 
 
HAMAMÉLIS   
Princípio  ativo: Taninos, flavonóides e saponinas.
Propriedades: Tônico venoso,  hemostático, sedativo ocular.
Indicações: Varizes, flebites, pernas cansadas  e hemorróidas. Combate dermatites, eczemas, pele sêca e rugas.
 
HELIOTRÓPIO   
Princípio ativo: Alcalóides  .
Propriedades: Anti-séptico, cicatrizante, febrífugo e  emenagogo.
Indicações: Desinfeta e cicatriza as feridas. Ativa a menstruação  e estimula o funcionamento da vesícula biliar.
 
HIPÉRICO  
Princípio  ativo: Taninos, flavonóides, 1 óleo essencial (hipericina) dentre  outros..
Propriedades: Antitussígeno, antireumático, vulnerário, analgésico,  balsâmico, antiespasmódico, digestivo, colagogo e colerético, tonificante do  sistema nervoso: combate a depressão ou neurose.
Indicações: É muito usado  para curar feridas e queimaduras, a incontinência urinária das crianças e na  eliminação de vermes.
 
 
 
HORTELÃ 
Princípio  ativo: óleo essencial (terpenos), aldeídos e taninos, resinas, flavonóides,  ácidos, carotenos, vitaminas e outros
Propriedades: Antifungica,  antiinflamató
Indicações: Seu suco, puro ou com um dentinho de alho, ajuda a  combater os vermes 
 
Guaco:
Partes aproveitadas: folhas,  principalmente na forma de chás ou xaropes.
Benefícios: funciona como  anti-séptico das vias respiratórias, antiasmático e expectorante.
Quanto  tomar: dois a três copos (de chá de folha) ou três colheres de sopa de xarope  diárias.
Quebra-Pedra:
Partes aproveitadas:  flores, raiz, semente e principalmente folhas, na forma de chás ou extratos (  conservadas em álcool).
Benefícios: dilata os vasos, fazendo mais sangue  chegar aos órgãos. Isso é bom. Também tem a fama de ajudar a eliminar pedras nos  rins. Estudos realizados na Índia nos anos 80 e confirmados na década de 90  apontam a eficácia dessa erva no tratamento da hepatite B. Ela inibiria a ação  do vírus.
Quanto tomar: duas a três xícaras diárias.
Sete Dores ou  Boldo da Terra:
Partes aproveitadas: folhas, na forma de chá ( bem  amargo).
Benefícios: cura azia e gastrites porque diminui a produção de ácido  clorídrico no estômago. Em excesso, esse ácido causa problemas digestivos.  Estudos recentes indicam ainda que esta folha pode ser usada no tratamento de  hipertensão, por dilatar os vasos.
Quanto tomar: três xícaras diárias durante  três ou quatro dias. Mais que isso pode provocar efeito contrário, por irritar  as paredes do aparelho digestivo.
 
Centella  Asiática:
Partes aproveitadas: folhas. Elas  são manipuladas e vendidas em cápsulas, pó, extratos ou como componentes de  cremes e géis para uso tópico. Estudos europeus não recomendam a sua utilização  na forma de chás.
Em excesso, a centella pode causar diarréia.
Benefícios:  atua como um vaso dilatador e pode ajudar a queimar gordura, uma vez que carrega  esse nutriente para o interior da célula para que ele seja  aproveitado.
Quanto tomar: três cápsulas (250mg) após as refeições.
 
 
Sabugueiro:
Partes aproveitadas:  principalmente flores na forma de chá.
Benefícios: atua como cicatrizante,  anti-reumático e diurético. Estudos indicam que o chá de flores auxilia no  tratamento de sarampo por ter ação antiviral.
Quanto tomar: uma xícara de  chá, uma ou duas vezes por dia.
Erva de  São João 
A  principal substância ativa da erva é a hipericina. Ela inibe a ação das  monoaminoxidases, neurotrnasmissores produzidos pelo cérebro com a finalidade de  controlar os estados de grande euforia. Em caso de desequilíbrio, esses  neurotransmissores desencadeiam a depressão.
No Brasil, a erva de São José é  comercializada na forma de drágeas pela Herbarium, uma indústria de medicamentos  fitoterápicos, e recebe o nome de Hipérico.
Quanto tomar: no geral, são  recomendadas duas cápsulas. No caso do chá, uma xícara três vezes ao dia.  
 
 CAMOMILA - Os resultados desse banho você  nota imediatamente, pois ele dá profunda sensação de repouso e faz uma limpeza  completa em sua pele. Para aproveitá-lo ainda mais, umedeça dois chumaços de  algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos; eles ficarão claros e  brilhantes.
HORTELÃ -  Perfeita para  tonificar os músculos e renovar as energias. Além disso, a hortelã contribui  para amaciar a pele e tem um excelente efeito desodorizante.
ORÉGANO -  Você conhece mais  como tempero, mas ele também é ótimo para banhos. Indicado para aliviar dores  musculares e reumáticas.
ALFAZEMA -  O banho de  alfazema tem uma grande vantagem, pois você já sai dele suavemente perfumada.  Para hidratar o corpo, pingue na água do banho 5 ou 6 gotas de óleo de amêndoa  doce.
SÁLVIA  - Erva de efeito  antiinflamató
Sálvia para Mau Hálito e Afecções da Boca
Ponha  2 colheres de flores de sálvia bem picadas em 1 xícara de chá de álcool de  cereais a 70% e deixe descansar por cinco dias. Coe e guarde o líquido em um  frasco escuro. Tome 1 colher de chá do preparado diluído em água antes das  refeições. Escove os dentes com a mistura para clarear  manchas.
Atenção: O mal hálito pode ser sintoma de diversas doenças.  Consulte um médico.
Contra-indicaçõ
FLOR  DE LARANJEIRA - O  banho com esta erva dá uma gostosa sensação de frescor e descanso. A flor de  laranjeira é também adstringente e fecha os poros excessivamente  dilatados.
MELISSA -  Também conhecida  como erva-cidreira, proporciona um banho repousante e perfumado. Tomado antes de  dormir, garante um sono tranqüilo.
Remédio  para ter mais Força e Vigor
Maceração de alecrim e suco de  uva.
Ingredientes
1 litro de suco de uva, 5 ramos de  alecrim.
Preparação e Aplicação
Liquidificar as uvas. Colocá-las  numa garrafa de cristal ou vidro de boca larga. Adicionar o alecrim e guardar a  garrafa num lugar escuro durante nove dias. Tomar um cálice antes do café da  manhã e outro no jantar, ou antes de dormir.
Fonte: Site Casa Club  Tv.
Remédio para Hemorragia Nasal
Encha um copo com salsa bem  picada. Acrescente água. Coe num pano de algodão ou linho. Aplique-o fortemente  na nuca durante um minuto.
Fonte: Site Casa Club  Tv. 
Para  Desinflamar Músculos Distendidos
Dissolva uma colher de sopa de  extrato de arnica num pouquinho de água gelada. Embeba um chumaço de algodão com  a solução e aplique diretamente sobre a área afetada. A arnica deve ser aplicada  só externamente e não deve ser colocada sobre feridas.
Fonte: Site Casa Club  Tv.
Pastilhas para Garganta Naturais
Dores de garganta e tosse podem  ser tratados da seguinte forma: deixe dois (ou mais) cravos-da-índia na boca  para que as substâncias presentes neles se soltem aos poucos. Cuidado para não  mastigar, pois o gosto é forte. Retire os cravos da boca quando estes começarem  a se desfazer e perder o gosto. Repita a operação se necessário. O  cravo-da-índia tem alta concentração de eugenol, uma substância  analgésica.
Atenção: Qualquer substância que alivia dores de garganta  pode fazer com que a pessoa volte a usar a voz normalmente, o que piora ainda  mais os sintomas após o efeito do analgésico. Portanto, quando usar tais  substâncias tome o cuidado de preservar a garganta (não gritar, não pigarrear,  não tossir com força), mesmo que não esteja sentindo  dor.
Contra-indicaçõ
Fonte:  Diversas.
Aromaterapia para Pés  Cansados 
Se você tem tendência a ficar com  os pés cansados, experimente este remédio rápido e fácil. Numa bacia com água  quente, pingue 10 gotas de óleo de alecrim, ou lavanda, ou menta e coloque os  pés de molho na água por 10 minutos. Seque-os e faça uma massagem com qualquer  destes três óleos.
Fonte: Site Casa Club  Tv.
Abóbora para Queimaduras e Feridas
Coloque 50 gramas da polpa da  abóbora em 1/2 litro de água. Cozinhe-a em fogo brando até amolecer. Coe e  reserve o líquido. Amasse a polpa e acrescente a água reservada do cozimento.  Faça compressas sobre a parte afetada, várias vezes ao dia. 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário