Por favor, preencha a atmosfera com a vibração sublime dos Santos Nomes:
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Omulu

Olá grupo e membros do grupo...

Ponho essa questão sobre a origem de Omulu, Molu, Sapata, Sakpata, Sanompan

Conforme alguns dados que tenho de livros de Verger e alguns dados coletados e traduzidos...

Vou passar um breve artigo sem muito me extender...



O Lugar de origem do culto é muito incerto, onde existem várias suposições:

-Originário de Tapá (Nupe) , onde existe fatos que em Ibadan, Sanpona, tenha sido rei dos Tapás e irmão de Sango.

-Na Região Mahi, a versão Fon( fanti asanti), que teria surgido seu culto perto em Dassa Zumê. Essa tradição é confirmada em Savalu, também na na região Mahi, onde o Sapata Ahosu Soha, tenha sido o fundador ou o conquistador do lugar que foi o ponto culminante para o norte da África, migração compreendida ponto terminal de seu movimento migratório para o norte, para se afastar das regiões destruídas pelas campanhas dos reis de Abomey contra seus vizinhos do leste.

-Existem várias divergências e uma grande confusão a respeito de Sanpona, Obaluaiye, Omolu, Molu que se misturam em alguns lugares e outros, são cada um divinizados distintos, e em outros lugares, Nanan é confundida ou cultuada igualmente com ele.

-Sanponan , Sapata, " Senhor da Terra " ( Ainon em fon-Fanti Asanti)

-O culto de Sapta de Sapata em Daome , foi importado e incorporado ao culto no tempo do Rei Agadja(1708-1740) devido a uma epidemia de varíola que dizimou todo o seu exército. Ele mandou procurar em Dasa os elementos necessários para instalar o culto, e tudo indica que o culto foi introduzido em Daome, vindo de Savalu.

Mais tarde (1789 – 1797 ), houve outra epidemia de varíola, onde assumiram a grande importância do culto no reino de Daomé.

Mas no período de 1797-1818,o rei Andozan, achando tudo muito suspeito esse culto, expulsou os Sapatanon (cultuadores e sacerdotes de Sapata), enviando-os acorrentados para Adame.

O rei Seguinte Ghezo (1818-1858) , tendo consultado Ifa, trouxe de volta o culto

- Outro fato interessante :- Em Ifé, Obaluaiye "parece" ter estado em Oke Itase, antes da chegada Oduduwa

-Em Oyo, as mesma indicações.

-Dentro dos padrões da cultura Yoruba, ele teria chegado ao culto vindo de Aise, Holi, segundo uns e segundo outros de Adja Popo.

-E um de artigo de Berge em território Mahi tem tais indicações:

Que o primeiro Rei de Fita, Oba Sereju recebera o fetiche de Moru( Omulu), de Dan (Osumare) e seu filho Loko(Iroko)

-Em Dassa Zume, Sanponan é conhecido com o nome de Sapata, onde é cultuado como duplo, teria sido trazido de Adja Aguna na época do rei Dassa, Onigbo.

-Em Abomey acha-se o templo de Lisa, no bairro de Djena, , vindo do Oeste, de onde tem um rio chamado Odo Molu

-Em Savalu, Molu, refere-se que vem da mesma região de Lisa.

-Em Adja Aguna, acha-se o principal templo de Molu e, nos arredores de , há um templo do Molu masculino (Arawue), e um Molu feminino (Ajase) em Akutagba.

Ase o...

Lokeni Ifatola