Uso: banhos e defumações
Lista: arruda, guiné, casca de jurema preta, sálvia, alecrim, alfazema, hortelã.
(Observação: Todas as ervas pertencem a todos os Orixás. Mas algumas, pela sua vibração característica, estão mais diretamente ligadas a determinados Orixás.)
PROPRIEDADES:
ARRUDA: erva quente, ligada ao elemento fogo e especialmente aos Orixás do fogo (Xangô e Egunitá), promove uma limpeza profunda, tem o fator consumidor e o fator purificador (“fogo consumidor” e “fogo purificador”)
GUINÉ: erva quente, de limpeza, tem propriedades ácidas. Ligada principalmente aos Orixás Ogum e Oxóssi.
Podemos aquecer folhas de guiné em água e depois aplicar nas costas ou em pontos da coluna, cobrindo com um pano (compressa), para aliviar dores.
CASCA DE JUREMA PRETA (ou acácia jurema): erva que promove limpeza e que está mais diretamente ligada aos Orixás Oxóssi e Obá. É muito indicada para os médiuns ativos, pois tem o poder de equilibrar e reordenar o campo mediúnico. Fortalece os chakras coronário e frontal. Fortalece ou favorece o processo de aprendizado e do conhecimento. A casca de jurema preta desfiada é ótima para defumação.
SÁLVIA: erva morna, equilibradora, muito ligada aos Orixás Obaluaiê e Oxalá. É também um poderoso energizador. Tem a propriedade de estabilizar a ação das outras ervas. Excelente para a defumação. Pode ser colocada em azeite ou em vinagre, porque também atua como tempero ou condimento.
ALECRIM: erva morna, equilibradora, bastante ligada aos Orixás Oxóssi e Oxalá. A sua atuação é muito positiva e por isso está presente em todas as “receitas de Pretos Velhos”.
ALFAZEMA: erva morna, equilibradora, harmonizadora. Tem “a vibração de mãe”. Especialmente ligada aos Orixás Iemanjá, Oxum e Oxalá.
HORTELÃ (ou menta): erva equilibradora, energizadora. Muito poderosa na reconstrução rápida do nosso corpo astral, ela “levanta” o espírito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário