Por favor, preencha a atmosfera com a vibração sublime dos Santos Nomes:
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

sábado, 28 de julho de 2007

SANTA SARAH KALI

A Cigana Escrava que venceu os mares com sua fé e virou Santa. Conta à lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar.

Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.

Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.

Sua história e milagres a fizeram Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio.

Segundo o livro oráculo (único escrito por uma verdadeira cigana) "Lilá Romai Cartas Ciganas", escrito por Mirian Stanescon - Rorarni, princesa do clã Kalderash, deve ter nascido deste gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: "Dalto chucar diklô" (Te darei um bonito lenço).

Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no Sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um Diklô, o mais bonito que encontrassem.


ORAÇÃO A SANTA SARAH KALI


Opcha,Opcha minha Santa Sara Kali, mãe de todos os clãs ciganos desta terra ou do além túmulo.

Mãe de todos os ciganos e protetora das carruagens ciganas. Rezamos invocamos teu poder, minha poderosa Santa Sara Kali, para que abrande os corações e tire as angústias que depositaram aos nossos pés. Santa Sara nos ajude!

Abra nossos caminhos para a fé no teu poder milagroso. Venceste o mal, as tempestades e caminhou nas estradas que Jesus andou.

Mãe dos mistérios ciganos que dá força a todos os ciganos no dom da magia, nos fortaleça agora, sendo ciganos ou não-ciganos.

Bondosa Santa Sara, abranda os leões que rugem para nos devorar.

Santa Sara, afugenta as almas perversas para que não possam nos enxergar.

Ilumina nossa tristeza para a felicidade chegar.

Rainha atravessaste as águas dos rios e do mar e não afundaste e nós invocamos o teu poder para que não afundemos no oceano da vida.

Santa Sara, somos pecadores, tristes, sofridos e amargurados. Traga-nos força e coragem, como dás ao Povo Cigano teus protegidos.

Mãe, Senhora e Rainha das festas ciganas. Nada se pode fazer em uma tenda cigana sem primeiro invocar o teu nome, e nós invocamos pelo nosso pedido, Santa Sara Kali.

Tocam os violinos, caem às moedas, dançam as ciganas de pés descalços em volta de tua fogueira, vem o cheiro forte dos perfumes ciganos, as palmas batendo, louvando o Povo de Santa Sara Kali.

Que o Povo Cigano nos traga riquezas, paz, amor e vitórias. Agora e sempre louvaremos teu nome Santa Sara Kali e todo o Povo Cigano. Opcha,Opcha Santa Sara Kali!

AUTORIA DESCONHECIDA

Um comentário: