Por favor, preencha a atmosfera com a vibração sublime dos Santos Nomes:
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

terça-feira, 24 de julho de 2007

Obá

Obá é a orixá que aquieta e densifica o racional dos seres, já que seu campo preferencial é o esgotamento dos conhecimentos desvirtuados.

...A orixá Obá que nós conhecemos e aprendemos a amar e reverenciar é uma divindade regida pelos elementos terra vegetal, e Obá forma com Oxóssi a terceira linha de Umbanda Sagrada, que rege sobre o Conhecimento. Oxóssi está assentado no pólo positivo e irradiante desta linha e Obá está assentada em seu pólo negativo ou cósmico, que é absorvente.

...Seu elemento original é a terra, pois ela é orixá telúrica por excelência e atua nos seres através do terceiro sentido da vida, que é o Conhecimento, que desenvolve o raciocínio e a nossa capacidade de assimilação mental e realidade visível, ou somente perceptível, que influência nossa vida e evolução contínua. Já o seu segundo elemento é o vegetal. Enquanto o orixá Oxossi, o mitológico caçador, estimula a busca do conhecimento (evolução), Obá atrai e paralisa o ser que está se desvirtuando justamente porque assimilaram de forma viciada os conhecimentos puros.

...E se nossa amada mãe Obá já recolheu boa parte de seus filhos encantados que se espiritualizaram muitos ainda estão evoluindo nos dois lados da dimensão humana.

...Muitos dos seus filhos são, hoje e na Umbanda, alguns dos silenciosos exus e discretas pombagiras ou aguerridos caboclos e caboclas, resolutos em suas ações, precisos nos seus conselhos, e não são de muita conversa quando sentem que o conhecimento que trazem não é assimilado por seus médiuns ou pelas pessoas que os consultam.

...Obá e Oxóssi formam esta linha e atuam em pólos opostos: enquanto ele estimula a busca do conhecimento, ela paralisa os seres que se desvirtuaram justamente porque adquiriram conhecimentos viciados, distorcidos ou falsos.

...Obá atuando na linha da Fé, paralisa as pessoas que estão ensinando falsas verdades religiosas ou induzindo outros a darem mal uso ao que aprenderam sobre magias. O campo onde Obá mais atua é o religioso, preferindo deixar os outros campos para Ogum, Xangô e Iansã.

...A atuação da orixá Obá é discreta, pois ela é tão silenciosa quanto a terra, seu elemento, e quem está sendo paralisado nem percebe que está passando por uma descarga emocional muito intensa. Mas algum tempo depois, já começa a mudar alguns de seus “conceitos” errôneos ou abandona a linha de raciocínio desvirtuado e viciado que o estava direcionando.

...Obá é o encontro, a realização e a fixação. Portanto, quando um ser se cansa de buscar e esgota-se, começa a se retrair e a se imobilizar, fixando-se na terra (Obá), onde descansará e esgotará todas as vibrações "essenciais" que o moviam.

...Simbolicamente representamos Obá com a folha vegetal, onde a fotossíntese acontece.Obá concentra, transforma, energiza, vitaliza e assenta os seres.

Oferenda à Mãe Obá:

-...-Este pedido deve ser silencioso e discreto.

...Sarava Oba! Akiroobá yê!

...“EU SAÚDO O SEU CONHECIMENTO, SENHORA DA TERRA!”.

...“Apresento-me para a Senhora Mãe Amada Obá.”

...Solicitando seu amparo e proteção nos trabalhos espirituais.

...Sua guia, sua ajuda justa,

...Recebe esta minha oferenda Mãe Amada Obá

...--Essa oferenda deve ser depositada sobre um tecido de cor magenta ou terroso.

...-1 coco verde

...-vinho licoroso tinto ou tinto suave

...-água com hortelã macerada

...-mel ou açúcar

...-flores do campo

...-sete velas magenta ou marrom/sete velas brancas/sete velas verde-escuro

...A oferenda deverá ser depositada nas matas ou campos.

Parte do texto retirado do Livro: O CÓDIGO DE UMBANDA

Obra psicografada por Rubens Saraceni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário