Por favor, preencha a atmosfera com a vibração sublime dos Santos Nomes:
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Oxalá - A Luz dos Orixás

Oxalá é o orixá mais velho. É considerado o pai dos outros orixás. Sob ordens de Olorum, se tornou o criador do gênero humano. O branco é a cor que representa Oxalá, representando a clareza. A energia de Oxalá é a essência da clareza. Essa energia é muito importante, pois é ela que nos permite tomar decisões corretas, diferenciar o certo do errado e talvez, o mais importante, nos permite ver as outras energias como elas são.

O sinal de pureza, representado pela cor branca, tem influência dos missionários cristãos e possui uma conotação moral. Para nós, batuqueiros, a pureza é apenas um aspecto da clareza, pois esta energia é pura e nos dá habilidade para discernir as coisas. A moralidade de Oxalá não está baseada na idéia da moral cristã, mas sim na habilidade absoluta que a clareza nos dá para enxergar o espectro de energias em que estamos envolvidos.

Oxalá é visto como um homem velho e sábio. Idade e sabedoria são, simplesmente, aspectos da clareza aumentados. É visto, também, como um rei. Esta visão não é uma luta de poder, é simplesmente uma maneira de mostrar que a Clareza de propósito, de objetivo e de comportamento sempre nos levarão diretamente a nossa meta. As lendas sobre a queda de Oxalá, muitas das quais possuem um ranço da doutrina cristã, são exemplos de que necessitamos manter essa clareza sempre pura.

A lenda que diz que Oxalá, enquanto moldava os homens no barro, bebia muito vinho da palma, e acabou ficando bêbado, tendo criado algumas pessoas com deficiências físicas. A lenda fala que ele caiu em desgraça com Olorum (e aí está o ranço cristão). Mas o que, realmente, a lenda quer dizer é que qualquer coisa que nos entorpece ou corrompe nossa habilidade de manter a mente clara, pode ter resultados desastrosos.

O fato de Oxalá representar a cabeça é outra afirmação sobre a clareza, pois é de nossa mente que a clareza poderá vir. Sem ela, nós acabamos sempre parando em obstáculos que não conhecemos e não podemos expressar de forma natural nossa energia. Precisamos de clareza para utilizar todas as outras energias de forma produtiva e de maneira que cumpram sua missão.

No Brasil, ele é associado com Cristo, ou até, na Umbanda, com Deus. No Haiti, Oxalá é conhecido como Damballah. Quando seus cavalos são possuídos, eles rastejam no chão como serpentes. Damballah é a serpente primordial, umas das mais antigas representações do universo.

Nem todos os caminhos de Oxalá são representados por velhos e por homens calmos. Em alguns caminhos temos jovens orixás guerreiros e poderosos. Onde quer que eles vão, há guerra e revolução. São tão poderosos como Xangô.

Que a clareza permaneça sempre com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário